35.2 C
Amambai
quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Caarapó realiza campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de zero a 15 anos neste sábado

Criança é imunizada em ação de saúde: campanha tem por finalidade melhorar a cobertura vacinal. Foto: Freepik

Dilermano Alves/Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó programou para este sábado (16) a realização da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de zero a 15 anos, a exemplo dos outros municí­pios de Mato Grosso do Sul. Pais e responsáveis por crianças que integram essa faixa etária deverão levar os filhos a um dos postos de vacinação, que, na cidade de Caarapó, funcionarão no PAM e na Praça Central das 8 í s 16h, sem interrupção, e nos distritos de Cristalina e Nova América, das 8 í s 12h.

De acordo com a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização, a campanha visa a melhorias nas baixas coberturas vacinais registradas nos últimos anos, sendo que o Ministério da Saúde tem preconizado a realização da campanha de multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade de forma seletiva. Nesse sentido, a estratégia tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e na cultura de vacinação do paí­s.

Todas as vacinas constantes dos calendários da criança e do adolescente estarão disponí­veis nas unidades de saúde. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotaví­rus, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Trí­plice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (trí­plice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Trí­plice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

A vacinação é de extrema importância em todas as faixas etárias, inclusive e excepcionalmente na faixa etária de zero a 15, pois permitem e formam uma proteção necessária durante as demais fases da vida.

2023-09-14 10:02:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.