Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, ingressa í s fileiras tucanas o prefeito de Juti, Gilson Cruz, e na sexta-feira, dia 1 de setembro, acontece a filiação de Donizete Viaro, prefeito de Paranhos.
Vilson Nascimento/Grupo A Gazeta
Partido com maior número de prefeitos no Estado e uma grande quantidade de vereadores, em Amambai, por exemplo, tendo 7 dos 13 vereadores da atual legislatura, o PSDB de Mato Grosso do Sul, que também tem o atual governador do Estado, Eduardo Riedel, está consolidado como uma das siglas mais fortes de MS e inclusive é destaque no cenário político nacional.
Em atos de filiações realizados no más de maio desse ano nas cidades de Tacuru e Iguatemi com a presença do ex-governador de MS e presidente do Partido da Social Democracia Brasileira no Estado, Reinaldo Azambuja e do Sérgio de Paula, importante liderança e articulador político do partido em MS, o PSDB ganhou mais dois prefeitos.
Com as chegadas de Rogério Torquetti, prefeito de Tacuru e ex-Patriota, e do Dr. Lídio Ledesma, prefeito de Iguatemi, ex-PP, o PSDB passava a contar, naquela ocasião, com 9 dos 14 prefeitos dos municípios que integram o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) e esta semana a sigla vai ampliar ainda mais o número de prefeitos no âmbito do Consórcio Intermunicipal, passando a contar com 11 dos 14 prefeitos.
Em ato previsto para acontecer í s 19h deste dia 31 de agosto, quinta-feira, no São Paroquial da Igreja Matriz local com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja e comitiva, vai ingressar ao ninho tucano o prefeito de Jutí, Gilson Cruz, até então no PSD.
No dia seguinte, sexta-feira, 1 de setembro, em solenidade prevista para acontecer í s 10h da manhã no plenário da Câmara Municipal local, em Paranhos, também com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, de Sérgio de Paula e lideranças locais e regionais, será a vez do prefeito Donizete Viaro, ex-MDB, ingressar oficialmente no PSDB.
Entre os 14 municípios do bloco, Aral Moreira (Alexandrino Garcia), Amambai (Dr. Edinaldo Bandeira), Caarapó (André Nezzi), Naviraí (Rhaíza Matos), Mundo Novo (Valdomiro Sobrinho), Japorã (Paulo Cesar Franjotti), Iguatemi (Dr. Lídio Ledesma), Tacuru (Rogério Torquetti) e Sete Quedas (Chico Piroli), são administrados por prefeitos do PSDB.
Com a chegada do prefeito Donizete Viaro e do prefeito Gilson Cruz, Paranhos e Jutí também passarão a ser administrados pelo PSDB e esse número pode aumentar ainda mais, tendo em vista que o prefeito de Itaquiraí, Talles Tomazelli, hoje no PP (Partido Progressista) também poderá migrar em breve para o PSDB.
Talles Tomazelli confirma que já recebeu o convite, tanto por parte do ex-governador Reinaldo Azambuja quanto do atual governador Eduardo Riedel e está analisando com muito carinho a proposta de ingressar ao ninho tucano.
Tirando as 11 prefeituras, já contando com Jutí e Paranhos, hoje administradas pelo PSDB, apenas Itaquiraí, do prefeito Talles Tomazelli, Eldorado do prefeito Aguinaldo dos Santos, o âLéoâ, do Patriota e Coronel Sapucaia, do prefeito Rudi Paetzold, do MDB não são administrada por prefeitos do Partido da Social Democracia Brasileira.
í reeleição
Dos 11 municípios administrados pelo PSDB no âmbito do Conisul em pelo menos cinco deles, Paranhos, Tacuru, Naviraí, Jutí e Iguatemi os prefeitos atuais poderão ir a reeleição em 2024. Em Aral Moreira, Sete Quedas, Japorã, Mundo Novo, Caarapó e Amambai os atuais prefeitos estão concluindo seus segundo mandatos e buscarão fazer seus sucessores.
Deputados estatuais e federais
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o PSDB conta com seis deputados estaduais, sendo que trás deles, Zé Teixeira (2º vice-presidente), Mara Caseiro (3ª vice-presidente) e Paulo Corráa (1º secretário) fazem parte da mesa diretora da Casa de Leis.
Lia Nogueira, Jamilson Name e João César Mattogroso completam a bancada tucana na ALMS.
Na Câmara Federal, em Brasília, o Partido da Social Democracia Brasileira de Mato Grosso do Sul conta com trás deputados federais. Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira.
2023-08-30 21:36:00