Dilermano Alves/Assessoria
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado í prefeitura de Caarapó, abriu na manhã de quarta-feira (2) a campanha denominada Agosto Lilás, que tem por objetivo o combate, prevenção ao feminicídio e pelo fim da violáncia doméstica. O evento foi realizado no CRAS Urbano e teve a presença da coordenadora do órgão, Bruna Gayozo, da secretaria municipal de Assistáncia Social, Juliana Monteiro, da representante do prefeito André Nezzi, Camila Rodrigues, e do representante do comando local da Polícia Militar, cabo Alessandro Martins, além de convidados e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, o público assistiu í palestra Atendimento em rede pelo fim da violáncia doméstica, proferida em conjunto pelo bacharel em direito e técnico jurídico do Centro de Referáncia Especializado de Assistáncias Social (Creas), Marcos Kumakura, e pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Bruna Gayozo, que é mestre em sociologia e doutoranda em educação.
Além da abertura oficial, a campanha Agosto Lilás teve, ainda na quarta-feira, a palestra Machismo, masculinidades, violáncia doméstica e assédio no ambiente de trabalho, direcionada aos colaboradores da empresa Energy.
Na sexta-feira (4), a Escola Municipal íandejara receberá a palestra Agosto LilásAtuação em rede pelo fim da violáncia doméstica para coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino; para o dia 18, a campanha prevá a realização da audiência pública Caarapó pelo fim da violáncia doméstica. Há ainda previsão de evento direcionado aos colaboradores da Fazenda Campanário, cuja data provável é o dia 24
O encerramento da campanha Agosto Lilás está previsto para o dia 31, com apresentação da Equipe Nidal Abdu de dança do ventre.
Agosto Lilás
Agosto Lilás é uma campanha de conscientização e combate í violáncia contra a mulher, realizada durante o más de agosto. Essa campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violáncia de gánero e promover a igualdade entre homens e mulheres.
O nome ;Agosto Lilás; faz referáncia í Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 7 de agosto de 2006 no Brasil. Essa lei é uma importante ferramenta legal para enfrentar a violáncia doméstica e familiar contra mulheres, e foi criada em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que ficou paraplégica após sofrer duas tentativas de homicídio cometidas por seu então marido.
Essa campanha é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual as mulheres possam viver livres de violáncia e desfrutar de seus direitos e oportunidades em igualdade com os homens. í importante que todos se envolvam nessa luta e se conscientizem sobre a necessidade de erradicar a violáncia de gánero em todas as suas formas.
2023-08-03 08:51:00