Segurança e paz são destaque na cidade.
Assessoria/PCMS
Aral Moreira, ao lado de Campo Grande, Deodápolis e Iguatemi, conquista posição de destaque como uma das cidades mais seguras de Mato Grosso do Sul, segundo índices divulgados pela Superintendáncia de Inteligáncia em Segurança Pública e a Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal. Os dados comparam o período de junho de 2021 a junho de 2022 com junho de 2022 a junho 2023, revelados em julho de 2023 e analisaram a taxa de homicídios, roubos e furtos por 100 mil habitantes.
De acordo com a pesquisa, Aral Moreira registrou uma significativa redução nos índices de criminalidade em comparação ao ano anterior. Os crimes de homicídio doloso apresentaram queda de 33,6%, enquanto os homicídios culposos no trânsito diminuíram em 50,2%. A cidade alcançou índice zero em roubos, evidenciando uma redução de 100%. Além disso, os furtos também tiveram expressiva diminuição, com um total de 16 ocorráncias, representando uma queda de 30,7% em relação a 2022. Especificamente, os furtos a residáncias registraram um declínio de 33,6%.
A pesquisa abrangeu 12 indicadores de análise criminal, e Aral Moreira demonstrou resultados positivos em todas as categorias. Com a divulgação das estatísticas, a cidade consolida-se como um dos locais mais pacíficos do Estado.
A nova gestão da Delegacia de Aral Moreira se iniciou no más de julho de 2022 e trouxe como pilar o respaldo para que os policiais que ali trabalham possam exercer suas atividades de forma segura e dentro da legalidade, fato que levou í redução dos índices que apontam a diminuição da criminalidade nos municípios do Estado.
Cabe informar que Aral Moreira era conhecida como uma cidade violenta, por fazer divisa seca com o Paraguai, sendo um local onde a população tem o costume de portar armas de fogo. A mudança de paradigma também se deu pelo aumento do respeito pela Polícia, que ocorreu por meio de medidas coercitivas necessárias para o fortalecimento do Estado na região.
O Delegado Titular da Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira, Maurício Moura Vargas, enfatizou que o reconhecimento do município como uma das mais seguras regionalmente serve como motivação para o fortalecimento das ações de segurança pública na localidade. As iniciativas da Polícia Civil visam atender a população de forma ágil, coibindo qualquer forma de violáncia e garantindo a tranquilidade dos moradores.
Serviço
Denúncias para a Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira podem ser feitas pelos telefones: (67) 3488-1270 e (67) 99346-2176 (WhatsApp).
2023-08-03 09:09:00