Ricardo Campos Jr./ Agraer
Os agricultores familiares que recebem assistáncia técnica da Agraer (Agáncia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Tacuru no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) foram homenageados na última semana pela equipe do escritório local. O momento teve ainda debates e palestras que reforçaram a importância da atividade para a qualidade da merenda escolar.
Estiveram presentes o prefeito local, Rogério Torqueti; o secretário de Educação Hiran Castro Alexandria Filho; a chefe municipal do departamento de Agricultura e coordenadora municipal do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Andreia Icasati; e a nutricionista da rede municipal de ensino Andreza Luiza Aparecida Dias Rogério.
Pela Agraer participaram o coordenador do escritório de Tacuru, Vanderlei Coelho dos Santos, e a extensionista Karisma Lago Bastos Bruno. Também estiveram presentes a coordenadora regional da região de Naviraí, Alessandra de Afonseca e Silva; e o técnico agrícola Carlos Alberto Felix. A servidora aposentada Rozevane Proença Lago foi convidada de honra, homenageada por ter se dedicado ao desenvolvimento da agricultura familiar da região.
âSer agricultor familiar deve ser motivo de orgulho para vocás, pois é por meio da lida com a terra que os alimentos frescos chegam í nossa mesa. Nós, enquanto Agraer, agradecemos pelo trabalho de vocás. Nós existimos para oferecer um trabalho de qualidade que não apenas visa ir a campo, mas intermediar toda a burocracia que envolvem os projetos e benefícios voltados aos produtoresâ, disse Alessandra.
Já o prefeito Rogerio Torqueti recordou as origens e disse que por ter sido criado no campo sabe das dificuldades que os produtores enfrentam diariamente. âí por isso que eu fico muito feliz em estar aqui compartilhando essa homenagemâ.
Karisma fez a abertura das palestras destacando que o Dia da Agricultura Familiar não poderia ter passado em branco. âEssa data é importante para todos nós, afinal de contas, quem não vive dela precisa dela para viverâ, disse aos presentes.
Além disso, ressaltou a importância do legado no campo, que normalmente é passado de geração em geração, incluindo valores primordiais para qualquer ser humano, como honestidade, respeito í natureza, amor pela família e também pela terra, que retribui generosamente todo o empenho e dedicação com ela dispensados.
Já o secretário de Educação parabenizou os agricultores familiares e enfatizou como os pequenos produtores são parceiros do município na alimentação das crianças.
Conhecimento e troca de experiáncias
Na palestra, a nutricionista Andreza falou como o trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares garante um cardápio mais rico em nutrientes para as crianças das escolas públicas. Ela citou projetos desenvolvidos pela rede municipal local, que leva as crianças a vivenciarem o processo de produção agrícola até a produção de receitas.
âIsso é muito precioso, pois existem muitos alunos que não sabem de onde vám os alimentos. Assim, essas experiáncias contribuem para uma reeducação alimentarâ, completou.
2023-08-02 10:36:00