32.9 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Câmara homenageia profissionais atuantes na área do Transtorno do Espectro Autista em Paranhos

Fotos: Assessoria

Assessoria

Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (12/06), foi aprovada por todos os vereadores a Moção de Congratulação, de autoria do vereador Milton Rogério da Silva, que reconhece e parabeniza Rosimeire Vieira Barbosa Bronzin Bruno e Jaqueline Ferreira Barbosa Fiaux, que atuam na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no municí­pio de Paranhos.

Rosimeire tem se dedicado de forma contundente í  temática do autismo, buscando sensibilizar a comunidade e as autoridades por meio de suas redes sociais. Seu objetivo principal é ajudar pais com crianças que apresentam sinais de autismo a reconhecer esses sinais e buscar o tratamento adequado. Ela trabalha com empenho visando o melhor desenvolvimento das crianças.

Além disso, Rosimeire busca fortalecer o protagonismo das famí­lias na luta por serviços direcionados a esse público, como educação e saúde. Atualmente, os serviços especializados estão disponí­veis apenas na rede privada, como é o caso da Terapia ABA.

A Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é um método cientificamente comprovado com maior eficácia no desenvolvimento de crianças no espectro do autismo. No entanto, a formação dos profissionais para aplicar esse método é de difí­cil acesso, considerando o alto custo.

Rosimeire conseguiu que sua filha recebesse as terapias ABA por meio do Plano de Saúde, onde uma profissional recebeu treinamento para aplicar essa técnica. Isso beneficiou o desenvolvimento de sua filha e também o trabalho realizado com outras crianças no municí­pio.

;O legislativo municipal exalta a atuação da Sra. Meire não apenas como mãe dedicada, mas também como uma cidadã preocupada com a realidade do TEA na sociedade de Paranhos. Ela propaga conhecimento e ajuda outras famí­lias a lidar adequadamente com esse tema tão importante e sensí­vel, visando o melhor desenvolvimento das crianças;, afirmou o vereador Milton.

A professora Jaqueline Ferreira Barbosa Fiaux também foi reconhecida pela sua atuação na temática do Transtorno do Espectro Autista, especialmente na aplicação da Terapia ABA no municí­pio de Paranhos, MS.

A Terapia ABA, que significa Análise Aplicada do Comportamento, tem como principal objetivo analisar e explicar a interação entre o ambiente, o comportamento e a aprendizagem. Ela atua minimizando comportamentos prejudiciais e maximizando o potencial das pessoas.

A atuação da professora Jaqueline Ferreira Barbosa Fiaux na aplicação da Terapia ABA ocorreu por intermédio de Rosimeire Bronzin, que conseguiu que sua filha recebesse as terapias ABA por meio do Plano de Saúde. Como os serviços especializados estão disponí­veis apenas na rede privada, a professora Jaqueline recebeu treinamento fornecido por uma clí­nica especializada em ABA, localizada em Campo Grande, MS.

A Casa de Leis do municí­pio de Paranhos enaltece o trabalho da professora Jaqueline Ferreira Barbosa Fiaux, em virtude de sua atuação na temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente na aplicação da Terapia ABA, recebeu reconhecimento. Ela também atua como coordenadora do Núcleo de Apoio Social, Educacional e Psicológico (NASEP), levando seu conhecimento como terapeuta ABA para a esfera pública, melhorando a atuação com as crianças portadoras de TEA.

A professora Jaqueline tem se dedicado í  aplicação da terapia ABA e se destacado nas intervenções, com maestria, recebendo elogios de profissionais especialistas. No entanto, o respeito da famí­lia prevalece, com Rosimeire Bronzin relatando que a profissional ;aceitou o que não era sua obrigação, levando esperança para a famí­lia, pois esse método precisa de dedicação, e a professora Jaqueline tem se dedicado todos os dias, muitas vezes abdicando de momentos com sua famí­lia, para o sucesso das terapias”. 

Na ocasião, o vereador destacou a moção. ;Parabenizo o prefeito Donizete Viaro e a secretária de Educação, a professora Antônia Zagonel, além da professora Jaqueline, todo o corpo técnico do núcleo (NASEP), as psicólogas Raquel Tonetto Eid, Paula Danielle da Silva Souza e a assistente social Marí­lia Batista dos Santos por estarem imbuí­dos numa causa tão nobre como da inclusão social que é de tamanha importância para o municí­pio.;

2023-06-14 09:07:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.