Entre os dias 12 e 15 de dezembro aconteceu formaturas do pré-escolar e nono ano do Ensino Fundamental em todas as escolas indígenas de Paranhos: Adriano Pires e extensão M. Cândido Rondon, Gil Pires, Pancho Romero e extensão sala Arandu Poty Rendá, Eliodoro Gonçalves e Chico Valiente. Foram momentos marcantes que ficarão na memória de cada formando e familiares. Tanto a decoração como o cerimonial de apresentação ficaram ao encargo da organização de cada escola.
Desde o início, a administração do Prefeito Donizete Aparecido Viaro tem incentivado, na finalização de cada ano letivo, as formaturas que servem de estímulo para combater a evasão escolar e valorizar o trabalho pedagógico dentro de cada Instituição de Ensino.
A atual equipe do Núcleo Pedagógico das Escolas Indígenas começou a maratona de formaturas no ano de 2021. Neste ano, ficou nítida a qualidade das cerimônias. A cidade tem uma equipe pedagógica e um corpo docente comprometido com o aprendizado de nossos alunos. As formaturas de 2024 já estão previstas no calendário e com certeza deverá ser incorporado nos próximos anos, independente de qual administração assuma o comando do município, pois a comunidade escolar entende a importância dessas festividades.
O diretor das escolas indígenas, professor Celso disse. âisso que é importante na vida, contribuir para o crescimento e evolução dos povos indígenas oferecendo e ampliando as oportunidades, é um pedido do prefeito de estarmos realizando as formaturas em cada aldeia, e eles estão correspondendo com sucessoâ, frisou o diretor.
A secretária da Educação, Antonia Zagonel falou de sua satisfação com o trabalho desenvolvido. âFiquei feliz em ver o esforço de toda a comunidade indígena para com este momento. Ressalto essa valorização cultural presente na escola, os estudantes se encontram, se interagem e acontece o resgate cultural. Acreditamos que a educação promoverá uma maior integração entre os alunos e ampliará o desenvolvimento cultural com os conteúdos trabalhados de forma positivaâ, enfatizou Zagonal.
o prefeito Donizete destacou o valor da cultura indígena e a importância de realizar formaturas nas unidades escolar indígenas. âTem um significado valoroso para nós, que é o fortalecimento da cultura indígena. Que esses estudantes sigam seu percurso formativo sem deixarem de ser indígenas, ou seja, que valorizem sua identidade cultural quando entrarem na faculdade. E, quando se graduaremâ. Finalizou o prefeito.
Fonte: Maurício Silva (Jotinha)/Assessoria da Prefeitura
2022-12-20 00:04:00