No último dia 20, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Núcleo Pedagógico, realizou o II Seminário de Boas Práticas de Alfabetização, com o tema âTodos pela aprendizagem da leitura e da escritaâ.
A segunda edição do evento teve como objetivo favorecer o compartilhamento de práticas exitosas desenvolvidas pelos professores das turmas de 1º e 2º ano, no âmbito dos Projetos e Programas de Alfabetização, aderidos e/ou implementados pela Rede Municipal de Ensino, em 2022, sob a orientação da professora Viviane Soares Vilasanti.
O Seminário contou com a presença de representantes do Executivo, Legislativo, da Secretaria Municipal de Educação, das diretoras escolares, coordenadoras pedagógicas, psicólogas, assistente social, professoras e das auxiliares e assistentes de alfabetização.
Para valorizar a literatura infantil, as estudantes do 3º ano C da Escola Municipal Vereador Ivo Ilmo Wachsmann
apresentaram a coreografia da música âEmíliaâ de Pepeu Gomes e Baby do Brasil, ensaiadas pela professora Terezinha Alves da Rocha. Representando os estudantes que recém-ingressaram no mundo da leitura, os alunos Guilherme e João Miguel do 1º D da Escola Municipal Doutor Mitsuro Saito leram o poema âConviteâ de José Paulo Paes.
Na sequáncia, os docentes apresentarem intervenções implementadas em sala de aula, no contexto dos programas âTempo de Aprenderâ do Governo Federal, âMS Alfabetiza â Todos pela Alfabetização da Criançaâ do Governo Estadual e dos projetos elaborados e desenvolvidos pela REME, sendo eles âProjeto de Intervenção da Alfabetizaçãoâ, que disponibiliza auxiliares de alfabetização para as turmas de 1º e 2º ano e âProjeto de Alfabetização Interdisciplinar: fábulas que ensinam e contos que encantamâ, que visa a implementação de sequáncias didáticas elaboradas pelos professores, a partir dos clássicos da literatura infantil, publicados por Maurício de Sousa.
âAcompanhar o excelente trabalho dos professores e demais profissionais envolvidos com a alfabetização, tanto por meio de visitas í s escolas, como a partir de encontros como esse, me dá ânimo para continuar lutando por uma educação de qualidade aos nossos estudantes, principalmente os que se encontram em processo de aprender a ler e escreverâ, ressaltou a Secretária de Educação, Antônia Tavares Zagonel.
Além das apresentações dos professores, a Coordenadora Geral dos Anos Iniciais de Amambai, professora Liziana Arâmbula Teixeira, prestigiou o evento e compartilhou as ações e estratégias adotadas em seu município, visando garantir a aprendizagem da leitura e da escrita na idade adequada, como também a formação continuada dos professores alfabetizadores. âFoi uma honra poder compartilhar as práticas que desenvolvemos em nosso município. í sempre uma alegria participar de encontros que valorizam a alfabetização, processo esse pelo qual venho me dedicando tanto na função de Coordenadora Geral dos Anos Iniciais, como enquanto doutorandaâ, pontuou Liziana.
Para o Prefeito Municipal, Donizete Aparecido Viaro, âIniciativas como essa são muito importantes, pois valorizam o trabalho desenvolvido pelos professores e dão visibilidade aos esforços contínuos que eles tám feito para recuperar os danos deixados pela pandemiaâ.
A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adriana dos Santos Alves Ribeiro, ressaltou: âA alfabetização é a base para uma educação construtiva, a qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos. O letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gáneros textuais, sendo ambos os processos relevantes para a vida em sociedade.â.
Fonte: Maurício Silva (Jotinha)/Assessoria da Prefeitura
2022-10-26 15:43:00