Na quarta-feira, 03 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal João Miguel Fernandes Baresi e a Vereadora Cirlene Morais participaram e foram homenageados durante a cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistáncia í s Drogas (PROERD), realizado com os alunos da Escola Municipal Indígena Ubaldo Arandu Kwe-mi da comunidade da Aldeia Sassoró e a Escola Municipal Tomasia de Vargas da Comunidade da Aldeia Jaguapiré.
A cerimônia apresentada pelo Cabo PM Adelino Schibilsk, contou com a participação do Coronel Willian Silva do Nascimento (Comandante da 3° Companhia Independente de Polícia Militar); Dr. Mateus Crovador da Silva â Delegado de Polícia Civil de Tacuru; Rogério Torquetti â Prefeito Municipal; Daiana Pedrotti â Secretária Municipal de Governo; Vereadores Cirlene Moraes e João Miguel Fernandes; Diretor da Escola Ubaldo Arandu -Ezaul Martins; Diretor da Escola Tomasia de Vargas â Adair Nunes, Secretário Municipal de Educação â Hiran Filho; Comandante do grupamento de Polícia Militar de Tacuru â Sub Tenente â Franscisco Romeiro Miranda, Cacique da Comunidade da Aldeia Sassoró â Ivan Montiel; Capitão da Comunidade da Aldeia Jaguapiré â Valdenir, professores, pais e demais autoridades.
As aulas foram realizadas com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma correta, segura e responsável, realizadas pelo instrutor Proerd Cabo PM Diego Roberto Wilhans, responsável por orientar as crianças, do qual foi homenageado pelo COMAD â Conselho Municipal Anti Drogas, por prestar os serviços de orientações durante 4 meses e formando a primeira turma.
Sobre o Projeto:
O PROERD é um programa de educação preventiva ao consumo de substâncias químicas ilícitas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários. As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistáncia í pressão dos companheiros e í s formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao seu convívio.
í eminentemente preventivo, estratégico, e o principal intuito é educar os alunos em seu meio natural (a escola), sob instrução de policiais militares fardados e professores.
Dá ánfase especial aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental â são apresentados os efeitos das drogas e ensinadas as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
Os instrutores são auxiliados pelo livro do estudante PROERD e contam com ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores dos ideais do programa í s demais salas de aula. Também é incentivada a participação dos pais, que levam o aprendizado í s suas famílias.
Fonte: Assessoria da Câmara de Tacuru
2022-08-11 10:34:00