27.7 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Secretaria de Saúde realiza 1ª Plenária de Saúde Mental em Tacuru

Fotos: Assessoria

Durante a sexta-feira, 25 de março, foi realizado pela Secretaria de Saúde de Tacuru juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, a 1ª Plenária de Saúde Mental com o tema central: “A Polí­tica de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, no anfiteatro municipal Bruno Pelegrini.

O Secretário da Saúde, Graziano, diz que Tacuru trabalha no aprimoramento e na capacitação para oferecer um atendimento adequado í  população. “No dia de hoje discutimos temas de muita importância para a nossa cidade, para que possamos ofertar í  população uma boa saúde mental, esse é o nosso objetivo, diante das dificuldades de garantir o direito ao acesso de uma saúde com qualidade pela falta de profissionais capacitados para atender esse público, e Tacuru está disposto a atender de forma humanizada com contratação de profissionais adequados para o fortalecimento da rede”, ressaltou.

Na oportunidade, foram discutidos sobre a dificuldade que se tem diante dos atendimentos básicos devido a falta de profissionais como psicólogo e assiste social para atendimento aos povos indí­genas haja visto que o Dsei não oferta mais esses profissionais para o polo base de Tacuru.

Durante a conferáncia foram articuladas propostas para quatro eixos temáticos da saúde mental: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania: Cuidado e liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Politica de saúde mental e os princí­pios do SUS, universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A psicóloga, Andressa Fernanda Palacios Belivaqua, destacou a necessidade dessas conferáncias. “Acredito que esses momentos são muito importantes, tanto pra não ficar os serviços muito centrados só nos participantes. E, principalmente nesse momento que eu percebo que a demanda da saúde mental está crescendo bastante, então eu acho que é fundamental, por mais que tenha restrições e tudo mais, esses momentos são muito importantes”.

Fonte: Bia Souza/ Departamento de Imprensa da Prefeitura de Tacuru

2022-03-30 08:57:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.