O responsável pelo desmatamento ilegal de uma área de 23,19 hectares de Mata Atlântica, em Aral Moreira (MS), foi autuado em R$ 252 mil, após fiscalização realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta quarta-feira (8).
A área desmatada está localizada na Reserva Legal da propriedade, ou seja, em área que precisa ser mantida com vegetação nativa, de acordo com a legislação. Com a chegada da fiscalização do Ibama, os infratores fugiram imediatamente do local, deixando para trás todo o maquinário que usavam para o desmatamento. (Vídeo aqui)
Inclusive, para disfarçar a operação ilegal, os infratores queimavam o material material lenhoso resultante da prática criminosa e o escondiam em valas no solo, segundo informações do Ibama.
Durante o flagrante, foram apreendidos oito veículos, entre eles tratores, pás-carregadeiras e uma motosserra. A multa pelo crime ambiental foi de R$ 252 mil ao responsável pela área, considerando os nº49 e nº60 do Decreto Federal nº 6514/08.
Fonte: Renata Barros, g1 MS
2021-12-09 09:39:00