28 C
Amambai
sábado, 16 de novembro de 2024

Nenhum atleta de MS testou positivo para covid nas Olimpíadas, diz COB

Apesar dos recentes casos positivos de covid-19 nas Olimpí­adas de Tóquio, os atletas de Mato Grosso do Sul que participarão da competição não foram contaminados pela doença, segundo informado pelo COB (Comitá Olí­mpico Brasileiro).

Conforme o COB, toda a comissão brasileira está “em perfeito estado de saúde” e não estou positivo para a doença, incluindo os setes nomes de Mato Grosso do Sul. Os atletas que participarão dos jogos são: Rafael Silva ;Baby;, Leonardo de Deus, Fernando Rufino, Débora Benevides, Silvania Costa, Yeltsin Jacques e Fabrí­cio Ferreira.

Na natação, o Estado será representado pelo Leonardo, que é campo-grandense, mas cresceu e treinou em várias cidades do Brasil. Já Rafael, que também é da Capital, mas erradicado no Paraná, competirá no judô.

O Estado também possui dois competidores na paracanoagem: Fernando, conhecido como o ‘Cowboy de Aço’, e Débora. Rufino, que natural de Eldorado, mas cresceu em Itaquiraí­, está com a vaga garantida desde agosto de 2019, quando chegou em sexto lugar na prova do caiaque KL2 200m, durante o Mundial de Paracanoagem na Hungria.

Yeltsin Jacques irá disputar as provas de paratletismo e recebeu a companhia dos colegas Silvania Costa e Fabrí­cio Ferreira, de Trás Lagoas e Naviraí­ respectivamente.

Protocolo de Saúde

Para evitar a contaminação e disseminação da covid-19 entre a delegação do Brasil, o COB adotou medidas como:

  • Redução da delegação
  • Cancelamento dos programas Viváncia Olí­mpica, Famí­lia Olí­mpica e Embaixadores
  • Realização obrigatória de exames clí­nicos e laboratoriais antes do embarque ao Japão
  • Restrição a oficiais que integrem o grupo de risco
  • Criação de uma comissão médica

De acordo com o COB, também foram enviados 14 mil testes de antí­geno í s bases do Time Brasil no Japão. Diversos itens de prevenção também foram incluí­dos no material enviado ao Japão: 85 mil máscaras descartáveis, 12.500 sapatilhas TNT, 400 borrifadores de álcool e 250 aventais, entre outros produtos.

A distribuição dos uniformes também foi modificada. Agora, cada integrante da delegação receberá os uniformes diretamente em seus quartos, dentro de uma mala. Os atletas tiveram que passar por um rí­gido protocolo especí­fico, com apresentação de teste sorológico, entrega de exames completos e testagem RT-PCR a 11dias, 7 dias, 90h e 48h antes do embarque, além de teste de antí­geno no aeroporto de Guarulhos.

Fonte: Midiamax

2021-07-22 07:50:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.