29.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Caarapó volta a registrar saldo positivo na geração de empregos em abril

Relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana, mostra que Caarapó voltou a apresentar saldo positivo na geração de empregos formais. O documento tem por base o más de abril deste ano.

De acordo com o informativo do órgão federal, vinculado ao Ministério da Economia, no más passado o municí­pio teve 340 pessoas admitidas com carteira de trabalho e 135 desligadas, resultando em saldo positivo de 205 novos empregos. O acumulado do ano registra a criação de 260 novos postos de trabalho formais.

Em relação ao fato, o prefeito André Nezzi disse que, “mesmo em meio í  pandemia, onde nosso foco principal é salvar vidas, nossa administração segue investindo no municí­pio e trabalhando para gerar novos empregos, continuar atraindo novas empresas e investimentos para nossa cidade”.

A situação positiva de Caarapó é atí­pica em relação aos números do restante do Paí­s. No último dia de abril deste ano, a agáncia Reuters, em reportagem publicada pelo UOL, noticiou que o número de desempregados no Brasil voltou a crescer no trimestre encerrado em fevereiro e chegou ao maior ní­vel desde o iní­cio da série histórica em 2012, com o mercado de trabalho ainda marcado pela informalidade em meio ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no paí­s.

Conforme reportagem de Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier, disponí­vel em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2021/04/30/numero-de-desempregados-no-brasil-chega-144-mi-maxima-em-9-anos.htm, a taxa de desemprego foi a 14,4% nos trás meses até fevereiro, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), de 14,1% no trimestre imediatamente anterior.

Caged

Vinculado ao Ministério da Economia, o Caged constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento í  reciclagem profissional e í  recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

O seu instrumento legal de criação é a Lei 4923 de 23/12/1965, quando se instituiu a obrigatoriedade das informações sobre admissões, desligamentos e transferáncias. Em 05/09/2001 foi publicada a Portaria Nº 561, que dispõe sobre a extinção dos formulários impressos. A partir da competáncia de novembro de 2001, esta medida teve um impacto positivo na qualidade, uma vez que as informações declaradas em meios eletrônicos passam por um processo de crí­ticas. Ademais, a implantação da recepção do Caged, via Internet, possibilitou, também, um ganho na tempestividade.

 Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2021-05-28 13:24:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.