Na última sexta-feira (14) a Santa Engenharia, empresa que venceu a licitação de R$ 1.855.000,00, concluiu a pavimentação asfáltica do projeto. Foram mais cinco quadras de asfalto na Avenida Rio Branco e mais uma na Travessa Amapá (continuidade da Avenida Dom Pedro I).
Anteriormente, a obra já havia levado pavimento para duas quadras na Rua Juscelino Brás e para mais trás travessas no Universitário: Maria da Glória Rodriguez, Messias Ramos e Alcides Gonçalves Pereira.
São 11 quadras pavimentadas e mais oito ruas beneficiadas com o “limpa roda” â quando uma parte do pavimento fecha a esquina (ruas Maria dos Anjos, João Cunha Bueno, Vilarino Jorge, José Maria Lopes, José Mesquita, Capitão Olinto Marques de Freitas, Bento José Muniz e Maria de Lourdes).
Gilson Feliciano (Alemão), encarregado da obra, citou que faltam apenas o término do meio-fio e a construção de oito bocas de lobo.
Dezenas de bocas, triplas e duplas, foram feitas em várias ruas do bairro Fleck. A Galeria do bairro foi toda restaurada, com apoio de um processo de drenagem que contabilizou centenas de tubos com um metro de diâmetro.
O prefeito Valdomiro Sobrinho esteve no local e comentou: âEste não era um problema recente. Há muito tempo uma situação ruim era uma realidade. Conseguir terminar esta obra, com ajuda do Governo do Estado, é uma benção muito grandeâ, explicou o prefeito.
HISTíRIA
Em 2014/2015 a prefeitura do município pavimentou esta parte da Avenida Rio Branco. Sem a drenagem correta, o pavimento foi todo perdido e o local voltou a sofrer com a voçoroca (em tupi-guarani significa buraco grande) â buracos de erosão causados pela chuva.
A empresa que venceu a licitação C&C Construtora Ltda, de Amambai, decretou faláncia e o município não conseguiu reaver o dinheiro investido.
Bill, morador do bairro, citou: âEste local era conhecido como buracão. Cobramos muito na rede social, mas só temos a agradecer ao prefeito Valdomiro pela obraâ.
Com casas sendo inundadas logo no início da administração 2017/2020, a Rio Branco se tornou notícia estadual. Matérias na TV Morena (Rede Globo) e dezenas de vídeos nas redes sociais, e meios de comunicação, em dias de chuva se tornaram prioridade para se resolver.
Em várias ocasiões o Governo Municipal agiu com medidas paliativas para a trafegabilidade e o socorro as famílias. Ações em todos os períodos, inclusive na madrugada, sustentaram a situação até a chegada da solução definitiva.
O prefeito Valdomiro e os vereadores decidiram pela obra junto ao Governo do Estado, dentro do programa Governo Presente. A obra começou em agosto do ano passado e tinha previsão de término em fevereiro. Alemão, encarregado da obra afirmou que o serviço foi mais difícil do que pensavam. Foram 8,3 mil m² de novo pavimento para onze quadras.
Fonte: Jandaia Caetano/Semcos
2021-05-17 15:57:00