26.3 C
Amambai
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Segunda sessão da Câmara de vereadores de Mundo Novo foi realizada com todos parlamentares do legislativo

No primeiro dia do más de Março, a segunda sessão da Câmara mundonovense foi um pouco mais aguda, pois todos vereadores estiveram presentes.

Uma pouco mais acentuada que na primeira sessão, alguns vereadores iniciaram o más de Março cobrando mais, outros um tanto mais calmo, confira oque cada parlamentar falou na sessão desta segunda.

Dos onze vereadores mundonovense, o ex-policial civil é o mais antigo. Gildo Amaral na última semana não esteve presente por viajem a capital sul-mato-grossense com o prefeito Valdomiro Sobrinho e falou sobre as reuniões que realizou com comandante do executivo.

Gildo iniciou a fala cobrando que o governo venha a instalar um bebedouro na tributação, localizada em frente ao paço municipal, pois as pessoas que vão ao local por vezes necessitam de água e não tem.

O parlamentar continuou a sua fala, adentrando ao tema da viajem que realizou com Sobrinho, onde enalteceu a acessibilidade que o prefeito possuí­ na capital do estado com todos os deputados e secretários, além de possuir conhecimento e ter respeito em Brasí­lia também.

Sobre a viajem, o vereador disse que esteve com Mara Caseiro, onde reivindicou e fortaleceu o projeto de implantar uma escola cí­vico-militar em Mundo Novo. Além da deputada estadual Mara Caseiro, Gildo também esteve em reunião com Carlinhos Videira, ex-delegado e atual secretário de Segurança Pública do estado, onde solicitou o valor de R$ 60.000.00 (Sessenta mil reais) para a reforma da Delegacia de Polí­cia Militar.

Finalizando a sua fala, Amaral falou sobre a empresa Sanesul, onde afirmou que a empresa não cumpre com as responsabilidades contratuais com o municí­pio e solicitou um ofí­cio a ser enviado para a promotoria pública, para que ela verifique o motivo do descumprimento contratual.

O vereador MDBista iniciou a fala novamente criticando a empresa Energisa, onde disse ter recebido ligação de uma mulher pelo perí­odo matutino e que não foi atendida pela empresa, mesmo chegando no local mais a mais de 30 minutos de fechar. Jader disse que na segunda quinzena de Março deseja se reunir com o diretor da Energisa em Campo Grande, para conversar sobre as dificuldades que Mundo Novo vem enfrentando quando se refere aos trabalhos da empresa.

Marinho e César Filho, secretário de Obras e diretor de Trânsito respetivamente, ambos foram citados por Jader, onde o vereador solicitou dois redutores de velocidade, um próximo í  Igreja Adventista no bairro Copagril e outro próximo í  rodoviária.

Durante a fala, o vereador aproveitou a presença do secretária da INCOTUR (Indústria, Comércio e Turismo), Marcos Estáquio, se dirigindo a ele e citando o nome do prefeito Valdomiro Sobrinho, para que eles venham tentar introduzir empresas e fazer voltar a crescer as Avenidas Adjalmo Saldanha e Brasil.

Ao terminar a fala sobre a avenida, Jader as adjetivou-as como um coração mundonovense e portal de entrada do municí­pio.

Jader finalizou falando sobre a viajem a Campo Grande e conversa com o diretor-presidente da Agraer, onde o diretor-presidente disse que a demanda e solicitação é enorme, porém tentará disponibilizar pelo menos quatro para Mundo Novo.

O vereador tucano iniciou a fala citando a visita na última semana em Mundo Novo do coordenador de articulação polí­tica do Governo do Estado, José Gomes Goulart, mais conhecido como Casé, onde ambos estiveram na Escola Estadual Marechal Rondon recebendo algumas solicitações da diretora e coordenadora da escola para serem levadas a capital do estado através de Casé.

Representante do executivo na Câmara, Kenps Silva Nage citou a secretária de Educação Camila Rubin e exaltou a alegria de Mundo Novo receber na próxima semana um ônibus escolar através do programa “Caminho da Escola”, onde o veí­culo será entregue na capital do estado pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, a secretária de Educação do MS e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na última semana, diversas autoridades estiveram presentes em Mundo Novo e Kaudi falou sobre a reunião realizada na sexta-feira. Kaudi adjetivou a presença das autoridades em Mundo Novo como um momento “importante e definitivo”. O jovem vereador ainda sim citou a regionalização de um futuro aeroporto em Mundo Novo que poderá contemplar todo Conesul do estado.

Em seu penúltimo tema, o parlamentar citou a reportagem que a Rede Globo de comunicação apresentou nesta segunda (01/03) sobre a o valor “exorbitante” que é cobrado pelos cartórios mundonovenses e sugeriu, que se possí­vel, o legislativo estar enviando um ofí­cio de forma coletiva aos cartórios de Mundo Novo sobre a questão do valor, para posteriormente ter uma resposta do porque ser tão alto o valor cobrado.

Kaudi finalizou a sua fala citando a seletiva realizada em Mundo Novo, criticando a denúncia que foi feita ao Ministério Público, citando isso como uma “picuinha polí­tica”, e defendendo os professores que já foram aprovados. O vereador direcionou sua fala para Camila e disse que está junto dela e de todos os professores e professoras.

Eliete, a única mulher dentre os onze parlamentares, mais conhecida como Neguinha do PT, iniciou falando da visita que realizou ao secretário de Saúde do estado, o agradecendo pela forma que ela foi tratada e citando também Dorival Betini.

A vereadora do PT citou o secretário de Saúde Fábio Doná, onde na semana passada foi criticado pela parlamentar pela falta de resposta e comunicação com a própria. Durante a fala sobre Doná, Neguinha solicitou para o secretário, verificar a possibilidade de, descentralizar a vacinação contra a Covid-19, para que a vacinação venha ser feita nos bairros, sejam nos postos ou escolas.

No último tema, a vereadora criticou o cemitério municipal, onde disse que o local, se encontra em maus cuidados. Neguinha disse que esteve no local e em suas palavras adjetivou-o momentaneamente como “um lixo” devido o modo como se encontra.

Finalizando, solicitou para que a administração venha cuidar do local e realizar melhorias, e que se, caso não possa fazer este trabalho, terceirize-o para o empresário Hassan.

Em sua primeira fala, Piscuila citou o nome do médico Marcos Valério, onde segundo o parlamentar, ele não o conhece, porém ouviu falar de alguns populares que o médico é de excelente qualidade em seu serviço e que se possí­vel, a administração municipal através da saúde verificar a possibilidade de o recontratar.

Amigo da famí­lia Trad, Gérson disse que esteve conversando com o senador Nelsinho Trad e que o parlamentar federal tentará destinar um ônibus para a saúde mudonovense, onde o veí­culo ficará livre para estar fazendo o transporte de pacientes de Mundo Novo para outras cidades.

Piscuila citou alguns pontos negativos sobre o municí­pio, onde criticou a demora para finalizar a reforma do Ginásio de Esportes e cobrou a administração sobre iluminação pública.

O parlamentar mundonovense parabenizou Valdemar Marinho, secretário de Infraestrutura durante a fala e pediu a administração municipal informações sobre o asfalto no bairro Copagril.

Ao finalizar, Piscuila disse sobre a visita que realizou ao deputado estadual Neno Razuk e que o polí­tico estadual prometeu destinar uma emenda para a entidade AMPDF, onde contemplará diversas pessoas “carentes e deficientes” segundo o vereador.

Presidente do PSDB em Mundo Novo, Richardson Prates iniciou falando sobre a visita das autoridades no municí­pio durante a última semana, tais como, a deputada estadual Mara Caseiro, o deputado federal Beto Pereira, o diretor-presidente da Sanesul Valter Carneiro e o secretário do governo Sérgio Di Paula, onde o representante do governador disse que destinará o valor de R$ 100.000.000 (Cem mil reais) para as entidades do municí­pio.

Utilizando a tribuna e ainda falando sobre as entidades, o PSDBista falou que conversou com o diretor de Cultura de Mundo Novo, Wellington Cavalheri, para que venha realizar um Show de prámios virtual, pois não é permitido aglomeração devido o momento de pandemia, entretanto as entidades solicitaram ajuda.

O vereador solicitou a administração municipal, se direcionando aos funcionários Zé Henrique e César Filho, primeiramente parabenizando-os pelo trabalho que estão realizando em Mundo Novo e depois pedindo que ambos venham melhorar a sinalização próximo ao parquinho dos correios.

Além da pintura, Richardson também disse que no local é necessário a melhoria de iluminação e um redutor de velocidade. Prates também solicitou a Jhonatan Martins, diretor de Esportes, para que venha junto a administração realizar um orçamento de instalação de telas na quadra de areia do local.

Durante a fala, o presidente do PSDB em Mundo Novo parabenizou Valdemar Marinho, Vanderlei Botega e Marcos Eustáquio pelo trabalho realizado na Prainha do Cascalho e Porto Isabel no último final de semana.

Antes de finalizar, parabenizou o secretário de Saúde Fábio Doná, onde esteve na Câmara Municipal de Mundo Novo conversando com os vereadores e sanando dúvidas dos parlamentares.

Lí­der do seu partido na Câmara, Jerferson Espanhol Cavalcante mais conhecido como Pinduca, o vereador MDBista não esteve presente na primeira sessão do ano, porém nesta segunda sessão iniciou falando sobre o secretário Fábio Doná, onde o parabenizou pela presença na Câmara de Mundo Novo pelo perí­odo matutino desta segunda (01/03).

Pinduca em sua fala, disse que os vereadores possuem emendas, do mesmo modo que deputados e senadores possuem, e afirmou que pediu ao secretário Fábio Doná para trazer as prioridades do municí­pio sobre saúde, para que o legislativo destine uma emenda coletiva a saúde mundonovense.

O vereador se dirigiu a administração municipal, onde solicitou para que o Diário Oficial, que ultimamente está saindo no perí­odo da tarde, não venha estar saindo no perí­odo vespertino e que se possí­vel saia na primeira hora de trabalho do dia.

Ao fim da fala da primeira parte, Pinduca questionou o ICMS do municí­pio e solicitou a administração para contratar uma empresa que venha cuidar e ajudar, no quesito de ICMS, para que não venhamos perder mais ICMS.

Jeferson, finalizou entrando no tema do processo seletivo que foi realizado em Mundo Novo, onde o próprio parlamentar denunciou ao Ministério Público, algumas incongruáncias segundo a sua visão, e que ele não errou em momento algum, pois o papel do vereador é fiscalizar.

Aproveitando a presença da secretária de Educação, o vereador disse que realizou o ato, porém em sua visão, sua ação não é de “picuinha polí­tica” e nem pretende prejudicar ou favorecer ninguém.

Evaldo Carlos, vereador tucano, iniciou falando sobre a viajem que fez a Campo Grande acompanhado de Raul Amaducci e Jader Moreira.

O vereador afirmou que em visita ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corráa, solicitou um resfriador de leite e mais R$ 50.000.000 (Cinquenta mil reais). Segundo Evaldo, a metade será destinada í  Rede Feminina de Combate ao Câncer e a outra metade para outra entidade, ainda indefinida.

Tucano, o vereador Evaldo citou a visita ao diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges em Campo Grande. Durante a presença na capital, Evaldo solicitou uma emenda de R$ 385.000.000 (Trezentos e oitenta e cinco mil reais) para Mundo Novo através do deputado federal Beto Pereira e esteve utilizando a tribuna para falar sobre o assunto.

Ao fim da fala, Evaldo parabenizou alguns funcionários públicos, dentre eles o funcionário Jorginho, que trabalha na parte de iluminação pública do municí­pio e que é sempre muito bem atendido pelo trabalhador.

Na última fala, o parlamentar agradeceu ao secretário Fábio Doná pela reunião na data de segunda-feira (01/03), onde disse que ao ver o secretário no local, se sentiu no lugar dele, tendo toda empatia pelo secretário. Evaldo disse que, em sua visão, mesmo em pouco tempo no comando da secretaria, Doná já possuí­ uma grande personalidade e está de parabéns.

De todos que utilizaram a fala nesta segunda, Gessé foi o vereador mais polámico na sessão. O PSDBista se mostrou indignado e falou diretamente ao vereador Jeferson Pinduca algumas colocações polí­ticas, ao seu modo de ver.

O tucano iniciou falando sobre a viajem que estará realizando para Campo Grande, nesta terça (02/03), onde estará levando documentação í  deputada federal Rose Modesto em Campo Grande para o recebimentos de emenda direcionados ao Lar São Francisco de Assis.

Após isso, o vereador também falou sobre o processo seletivo que foi cancelado em Mundo Novo, ao qual diversas vezes falou que o motivo “Não é picuinha polí­tica”, em um tom de voz forte.

Gessé se dirigiu ao vereador Pinduca, onde disse que o MDBista não tem palavra, pois Gessé foi o único vereador que o apoiou para deputado estadual em 2018, com um compromisso entre ambos e que o próprio não honrou com sua palavra.

No fim, o vereador utilizou seus cinco minutos, onde disse que existem pessoas tentando engessar a administração municipal, por picuinha polí­tica.

íšltimo orador e vereador da noite, Raul Amadduci falou sobre a viajem que fez a Campo Grande, onde se deslocou juntamente de Evaldo Carlos e Jader Moreira para a capital sul-mato-grossense.

Raul citou que conversou com Humberto Mello na Agraer, além do diretor André Borges, ao qual recebeu a informação de que tratou sobre maquinários que devem vir para Mundo Novo ainda no ano de 2021.

O mais jovem vereador citou o prefeito Valdomiro Sobrinho e o secretário de Infraestrutura Valdemar Marinho, onde disse que pretende sentar com ambos para andar junto e ajudar o municí­pio a levar o melhor para as estradas rurais de Mundo Novo.

Na última semana Raul questionou o secretário Fábio Doná. Nesta segunda, o parlamentar voltou a citar o nome do secretário, e diferentemente da primeira, dessa vez o parabenizou e agradeceu pela presença na Câmara de vereadores, que teve uma reunião  pelo perí­odo matutino.

 Fonte: TV Sobrinho MS 

2021-03-02 09:54:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.