23.3 C
Amambai
sábado, 16 de novembro de 2024

Com 39 cursos on-line, Fundesporte leva qualificação a acadêmicos, profissionais de Educação Física e gestores

Uma das missões do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), é qualificar profissionais de Educação Fí­sica, acadámicos da área, técnicos, atletas e gestores esportivos. Por conta da pandemia causada pelo novo coronaví­rus (Covid-19), os cursos presenciais por todo o Estado não foram realizados.

Com isso, a Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) criou o Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Fí­sica, que ofereceu, de 4 de agosto a 15 de dezembro (sempre í s terças e sextas-feiras), 39 capacitações on-line gratuitas, com exposições teórico-práticas por meio de transmissões ao vivo no YouTube.

No total, os cursos tiveram mais de seis mil inscrições para o recebimento de certificados de horas/aula e cerca de 35 mil visualizações, com participação de pessoas não só de Mato Grosso do Sul, mas de outros Estados, de todas as regiões do paí­s, como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pará e Roraima.

“Ficamos muito felizes e satisfeitos em poder expandir esse conhecimento a outros Estados, principalmente durante as dificuldades impostas pela pandemia. Essa ampla adesão foi uma surpresa positiva e mostra o trabalho sério, com palestrantes qualificados, trazido pelo Ciclo de Capacitação”, avalia o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Fí­sica foi dividido em dois grandes blocos. O primeiro, totalmente teórico, apresentou diversos conteúdos relacionados ao esporte, como nutrição, psicologia, desenvolvimento motor, avaliação fí­sica, métodos de treinamento de base em diversas modalidades (voleibol, basquetebol, futsal, badminton, atletismo, natação, lutas), com foco no contexto escolar em 22 cursos.

;"

 

;"

 

Já o segundo, com a inclusão de exposições práticas de exercí­cios e fundamentos em 15 cursos, abordou o paradesporto, com metodologias e estratégias para o desenvolvimento de modalidades voltadas a atletas com deficiáncia (visual, fí­sica e intelectual). Além disso, focou no treinamento de rendimento de esportes convencionais, com detalhamento de fundamentos, caracterí­sticas de cada modalidade e sugestões de programas de treinos técnicos, fí­sicos e táticos.

Entre as duas séries, mais dois cursos tiveram como ánfase a captação de recursos para a formação de atletas, contratação de equipes técnicas e multidisciplinares, e aquisição de materiais e equipamentos esportivos, direcionado a dirigentes de clubes e federações esportivas. O objetivo foi capacitar os participantes na elaboração de projetos para a Lei de Incentivo ao Esporte, apresentando com praticidade e clareza os conceitos técnicos e jurí­dicos, desde o processo de elaboração e submissão de projetos até a prestação de contas.

O gerente da UPF/Fundesporte, Domingos Sávio da Costa, comemorou a ampla adesão de profissionais aos cursos on-line. “Sem dúvida, foi uma das nossas principais ações no ano. Nos reinventamos nesse ano difí­cil e o Ciclo de Capacitação extrapolou as expectativas. Tenho convicção que, ao longo desses cinco meses de cursos, contribuí­mos para que profissionais ficassem mais gabaritados na formação de grandes atletas, além de desenvolver universitários e gestores de esportes”.

Fonte: Lucas Castro, Fundesporte

2020-12-23 10:32:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.