24.9 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Brasil e Paraguai restabelecem comércio parcial na fronteira, incluindo Mundo Novo e Salto del Guairá

Os governos do Brasil e do Paraguai restabeleceram na quarta-feira (16) o comércio em trás pontos da fronteira terrestre com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O turismo entre os dois paí­ses permanece suspenso desde março para evitar a propagação do novo coronaví­rus. 

O que está autorizado, a partir desta quarta, é a circulação de compradores em seis Centros Logí­sticos de Comércio Fronteiriço, que devem ser construí­dos em cada uma das cidades que fazem fronteira entre os dois paí­ses: 

– Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR); 

– Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS); 

– Salto de Guairá e Mundo Novo (MS). 

“O acordo tem como objetivo implementar uma modalidade de comércio que permita contribuir com a reativação econômica das cidades da fronteira no contexto das restrições í  mobilidade transnacional impostas pelo combate í  Covid-19”, disse em nota o Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.

 Segundo o acordo feito entre os dois paí­ses, serão construí­dos centros de compras dentro da área de alfândega de cada um dos postos de fronteira. Os viajantes terão autorização de entrada nos dois paí­ses apenas para a compra e retirada das mercadorias, e não poderão ficar. 

“Estes Centros Logí­sticos de Comércio Fronteiriço cumprirão estritamente com todos os protocolos sanitários estabelecidos em cada paí­s”, diz o acordo de entendimento bilateral que prevá a manutenção desta forma de negócio enquanto as fronteiras estiverem fechadas. Com RPC TV 

Com RPC TV

Fonte: O Presente

2020-09-18 08:46:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.