O município de Aral Moreira recebeu 50 protetores faciais, também denominados âFace Shieldâ, para equipar os profissionais que trabalham na linha de frente da saúde e no atendimento ao público, como forma de prevenção ao novo coronavírus.
Segundo o prefeito, Alexandrino Garcia (PSDB), o equipamento, distribuído em todo o Estado por meio da campanha âCoronavidaâ, que envolve a Assomasul, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e a Defensoria Pública do Estado, foi repassado a Aral Moreira pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
De acordo com a secretária municipal de saúde, em Aral Moreira, Adriana Veron Batista, o material de proteção foi distribuído para ser empregado por profissionais de saúde e para setores como a Secretaria de Assistáncia Social e Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, para uso dos servidores que atendem diretamente ao público.
A Covid-19 em Aral Moreira
Até essa terça-feira, 30 de junho, o município de Aral Moreira já havia registrado 9 casos positivos de Covid-19 e mais 13 casos suspeitos da doença aguardavam resultado de teste de laboratório, segundo a secretária de saúde, Adriana Veron.
Medidas preventivas
Mesmo antes do surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no município, a Prefeitura de Aral Moreira já havia adotado, por meio de decreto, várias medidas como forma barrar a disseminação da doença no município.
Entre as medidas estão a instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade e a determinação do uso obrigatório de máscara aos munícipes.
Com o surgimento dos primeiros casos de coronavírus, o município voltou a adotar também o toque de recolher, ou seja, ninguém, exceto em caso de necessidade justificada, poderá permanecer na rua entre í s 20h e í s 5h da manhã do dia seguinte.
Também com foco na prevenção í Covid-19 e em prestar melhor assistáncia í s pessoas que apresentarem sintomas gripais, a administração município de Aral Moreira colocou em funcionamento nessa segunda-feira, 29 de junho, uma central de triagem.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o horário de atendimento no centro de triagem, instalado na Rua Mato Grosso do Sul, N°1015 é das 7h í s 19h todos os dias da semana.
O local é destinado, segundo a administração municipal, ao atendimento de pessoas com síndrome gripal (gripe) e sintomas compatíveis aos da Covid-19, entre eles febre, coriza, fadiga, falta de ar, tosse, por exemplo.
Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta
2020-07-03 10:45:00