Na manhã desta terça-feira (02), a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde informou que há sete casos em investigação em Mundo Novo, seis destes de contatos com casos diagnosticados positivos na cidade â quatro coletados na tarde de segunda (1º).
Com o aumento de números de casos no interior, o Laboratório Central de Saúde (Lacen-MS), em Campo Grande, está excedendo o tempo estabelecido anteriormente de até 72 horas para apresentar os resultados dos exames.
Os pacientes â positivos e investigados â tám acompanhamento da Saúde do município e estão em isolamento social, segundo a coordenadora de Monitoramento Pâmela Ferreira. O quadro de saúde dos casos positivos e investigados é estável, com monitoramento residencial.
TESTE RíPIDO INDICOU UM RESULTADO POSITIVO E QUATRO NEGATIVOS
Teste Rápido indicou um resultado positivo e quatro negativos
Na noite de segunda-feira (1º) foram realizados mais trás testes rápidos cedidos pelo Ministério da Saúde, todos com resultado negativo. No mesmo dia, outro teste rápido já havia indicado o segundo resultado positivo ativo no município (dois em abril já foram recuperados).
A coordenadora municipal de Epidemiologia, Daniele Laguna, explicou o procedimento entre os materiais coletados e enviados ao Lacen e os testes rápidos:
âQuando o paciente apresenta sintomas até o sétimo dia, o protocolo nos indica para coletar o material e enviar. Só após este período é que podemos fazer o teste rápidoâ.
Daniele apontou que os testes rápidos feitos pela secretaria de Saúde são confiáveis e não necessitam de contraprova, pois vem de laboratórios renomados e cedidos pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Jandaia Caetano/Semcos
2020-06-02 10:38:00