A Central de Comercialização de produtos da agricultura familiar do município de Mundo Novo está pronta e deve ser entregue í população no segundo semestre do ano. A unidade que vai atender em torno de 60 pequenos produtores foi construída com recursos da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em convánio com a prefeitura municipal e parlamentares.
Foram investidos R$ 300 mil em recursos do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado) administrado pela Semagro e com apoio dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT, por meio de emenda parlamentar. Na central construída na praça Oscar Zandavalli, centro da cidade, serão comercializados hortifrútis, pães, leites e derivados, peixes e produtos artesanais.
Na sexta-feira (08) o secretário Jaime Verruck recebeu a vice-prefeita Rosária de Fátima e os vereadores Nilva da Silva, Gesse Ferreira e Kaudi Kenps. Equipe da Semagro, Agraer (Agáncia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e prefeitura municipal estiveram no local essa semana vistoriando a obra para que ela seja liberada para entrega.
O secretário Jaime Verruck, da Semagro, explica que as centrais de comercialização fazem parte de uma estratégia do governo do Estado para potencializar a agricultura familiar. âAs centrais de comercialização formam uma rede espalhada por todo o Estado. São locais em que a população pode adquirir produtos de qualidade, com selo de garantia, inspeção técnica e toda segurança necessária diretamente dos pequenos produtoresâ.
O projeto da Semagro prevá a instalação de 10 centrais de comercialização, nos municípios de Sonora, Anastácio, Amambai, Terenos, Rio Brilhante, Aparecida do Taboado, Trás Lagoas, Batayporã, Mundo Novo e Aral Moreira. Ao todo, o governo está investindo R$ 5 milhões no projeto, recursos do Fadefe, administrado pela Semagro.
Fonte: Priscilla Peres/Semagro
2020-05-15 10:07:00