26.2 C
Amambai
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Exército paraguaio fecha acessos entre Coronel Sapucaia e Capitán Bado

Em mais um passo para fechar suas fronteiras com os vizinhos sul-americanos na tentativa de evitar proliferação do novo coronaví­rus, o Paraguai limitou nesta quarta-feira (18) os acessos entre as cidades-gámeas Capitán Bado (PY) e Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande.

Usando pneus velhos, militares do Exército paraguaio, armados com fuzis, interditaram vários acessos entre as duas cidades, separadas apenas por uma rua. O subcomissário da Polí­cia Nacional na cidade, Cesar Galeano, disse que as entradas foram unificadas em apenas uma, onde foi instalado um posto de controle migratório.

“Estamos fechando os pontos de entrada e saí­da entre Capitán Bado e Coronel Sapucaia, para deixar apenas um acesso, de onde poderemos fazer o controle sanitário”, afirmou Galeano em entrevista a rádios paraguaias.

Em estado de emergáncia sanitária desde segunda-feira (16), o Paraguai adotou controle total ao ingresso de estrangeiros em seu território, especialmente de brasileiros. No paí­s vizinho, os meios de comunicação locais elogiam as medidas do governo de Mario Abdo Bení­tez para tentar impedir a disseminação do ví­rus e criticam a falta de ações semelhantes por parte do governo brasileiro.

Desde 0h de hoje, está proibida a entrada de estrangeiros no espaço aéreo paraguaio, independentemente da companhia aérea que eles embarcaram para entrar no paí­s. A decisão, válida até 26 de março, foi tomada pela Diretoria Nacional de Aviação Civil como parte das medidas para impedir a propagação do Covid-19.

As companhias aéreas foram orientadas a suspender a venda de passagem para cidadãos estrangeiros com destino ao Paraguai. í‰dgar Melgarejo, chefe da Dinac – equivalente í  Anaac no Brasil – disse que os voos serão remarcados quando a situação for normalizada.

Cidadãos paraguaios, estrangeiros residentes no Paraguai e diplomatas continuam voando normalmente. Mesmo assim, Melgarejo afirma que a decisão de impedir o embarque de passageiros estrangeiros não residentes no paí­s deve reduzir pela metade a venda de bilhetes aéreos.

Fonte: Helio de Freitas/ Campo Grande News

2020-03-18 17:13:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.