Acompanhado pela primeira-dama Vera Jane e a secretária de saúde Adriana Mancini, o prefeito de Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini, está participando do evento que acontece em Campo Grande, onde o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta marca presença.
Com duração de 2 dias, segunda (17) e terça-feira (18), o evento conta com 2,5 mil inscritos e abordará temas como: imunização, tuberculose, arboviroses, influenza e prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, que serão debatidos por especialistas e profissionais oriundos dos 79 municípios do Estado.
Equipes do Sistema ínico de Saúde (SUS) disseminando a informação correta para otimizar a decisão oportuna no momento de enfrentar doenças como a dengue, influenza (gripe), coronavírus, tuberculose, hanseníase, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras. Esse é o propósito do Encontro Estadual de Vigilância em Saúde. O evento vem contando com palestras, oficinas de treinamento e capacitação, minicursos e debates com especialistas e profissionais da área de saúde. O encontro está acontecendo, simultaneamente, em cinco salas do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Na segunda-feira foram debatidos: Panorama da Tuberculose em Campo Grande; Novo Protocolo de Teste Xpert Ultra; Ações Integradas de Vigilância das Arboviroses; e Cenários epidemiológicos. Nesta terça, o Encontro prossegue com debates sobre a âSituação epidemiológica da Influenza e do Sarampoâ; Apresentação da Plataforma SISS-Geo (PIBSS/FIOCRUZ); âEncontrando o seu registro via webâ; âEventos de massaâ, âVigilância Epidemiológica Hospitalarâ, âOs impactos da utilização dos agrotóxicos na saúde da população e dos trabalhadoresâ; âIntoxicações Exógenas: efeitos e sintomas na saúdeâ, além de âIdentificação de acidentes com animais peçonhentosâ.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, í s 10h00 do dia 17, fez a entrega de 52 Monitores Multiparamétricos e 28 Desfibriladores/Cardioversores í Secretaria Estadual de Saúde. Esses equipamentos, além de dezenas de caixas cirúrgicas, serão entregues pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende a prefeitos e secretário municipais de Saúde de dezenas de cidades. Ainda na segunda-feira ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação entre Ministério da Saúde.
âO evento esta sendo de suma importância para todo o estado inclusive para Tacuruâ comentou a secretaria de saúde Adriana Mancini.
Fonte: José Carlos Coelho/ Assessoria
2020-02-18 09:39:00