A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergáncia em Japorã – distante 490 quilômetros de Campo Grande. Tempestades e chuvas intensas no município de 7,6 mil habitantes motivaram a declaração.
A administração de Japorã acionou a União em dezembro do ano passado. Segundo informações do município í secretaria nacional, oito obras de infraestrutura pública foram danificadas pelas precipitações. O prejuízo calculado é de R$ 1,1 milhão.
Japorã se junta a Nova Andradina, que também teve situação de emergáncia reconhecida este ano por causa das chuvas. Na cidade, ponte do anel rodoviário Fernando Lima de Vasconcelos foi destruída, com prejuízo estimado em R$ 13,5 milhões pela prefeitura local.
O reconhecimento da emergáncia em Japorã foi publicado em portaria, na edição desta segunda-feira (3) do DOU (Diário Oficial da União).
Outros dez municípios – de Bahia, Ceará, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Sul – também tiveram situação legitimada pelo governo federal nesta segunda.
Com o reconhecimento, as cidades afetadas ficam autorizadas a dispensar licitação para obras e serviços de recuperação.
Fonte: Jones Mário/ Campo Grande News
2020-02-04 10:36:00