Matéria veiculada no dia 10 de janeiro na edição impressa do Jornal A Gazeta de Coronel Sapucaia.
O desenvolvimento da economia não acontece apenas quando iniciativas são realizadas internamente em um município. Muito daquilo que é comercializado vem de fora, através de estradas rurais e rodovias, mostrando a importância da manutenção dessas vias ao conectar cidades e pessoas.
A restauração da MS-289, que liga Coronel Sapucaia a Amambai, traz otimismo aos cidadãos de ambas as cidades. O comércio torna-se um dos grandes beneficiários, pois o transporte de mercadorias tem custos reduzidos e essa diferença positiva no bolso do comerciante pode ser repassada aos seus clientes. Esse ciclo faz a economia girar, incentivando o crescimento de empresas e também possibilitando a criação de novas.
Para o empresário do município, Eder Alberto Arevalo, os reflexos tám sido muito positivos. âA cidade possui algumas necessidades, como banco e cartório de 1º ofício, então, diariamente empresas precisam se locomover para Amambai. Antes da restauração era terrível, pois alem do tempo que demorava, em media 1 hora a 1 hora e 20, trazia transtornos tais como pneu furado, entre outros. Hoje, o comerciante precisa menos de 30 minutos para se locomoverâ,comentou, enfatizando ainda que os veículos gastam menos combustíveis e os riscos de problemas mecânicos são reduzidos.
Para o agronegócio, a estrada traz mais facilidade e melhora a logística do escoamento da produção, pois a região é rica em terras produtivas. Os agricultores familiares também são beneficiados, pois podem transportar suas mercadorias com maior freqí¼áncia aos mercados locais. Dessa forma, as trás partes envolvidas neste processo â o agricultor, o comerciante e o cliente, são igualmente beneficiados.
O transporte de estudantes de zonas rurais diminui os custos para a prefeitura e facilita a vida de quem precisa freqí¼entar o ensino público na cidade. Aqueles que optam por usar serviços de cidades vizinhas sentem-se mais seguros, pois sabem que podem pegar a estrada a qualquer momento e permanecer em segurança.
O obra, que foi executada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul,no segundo semestre de 2019, restaurou completamente os 39,7 quilômetros entre Amambai e Coronel Sapucaia.
Fonte: Marlon Antunes/ Raquel Fernandes- Grupo A Gazeta
2020-02-01 08:30:00