Depósito mantido pela Máfia do Cigarro foi descoberto na tarde desta quarta-feira (29) por agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em Mundo Novo, na fronteira com o Paraguai. Cinco pessoas foram presas.
Os policiais chegaram ao depósito após denúncia anônima ao serviço de disque-denúncia do departamento, que tem sede em Dourados. Na casa localizada na margem da BR-163, perto de um posto de combustíveis, foram apreendidos 32 mil pacotes de cigarro fabricado no país vizinho e trás veículos.
De acordo com o serviço de comunicação do DOF, a equipe fazia policiamento no município quando recebeu a informação sobre o depósito na mata í s margens da rodovia. O denunciante revelou que um caminhão estava no local para ser carregado com o contrabando.
Quando os agentes chegaram ao local, pelo menos dez pessoas estavam na casa e saíram correndo para se esconder em uma lavoura de soja. Cinco foram alcançados e presos.
Na chácara foram encontraram diversas caixas de cigarros de origem estrangeira, juntamente com uma quantia de milho a granel em bolsas. A carga de milho seria usada pelos contrabandistas para cobrir as caixas de cigarro nos veículos.
Também foi apreendido no local um caminhão com placa de Cordilheira Alta (SC). Segundo o DOF, o motorista não soube explicar onde carregou o milho e não apresentou nota fiscal da carga. O homem de 34 anos já havia sido preso pela Polícia Rodoviária Federal em dezembro do ano passado com caminhão carregado com cigarro contrabandeado, em Rio Brilhante.
Além do caminhão, o DOF apreendeu uma picape Saveiro e uma caminhonete S10. Os dois motoristas tentaram fugir, mas foram presos e não souberam explicar o que faziam no local. Já outros dois detidos alegaram que foram contratados apenas para carregar as caixas no caminhão.
O cigarro foi encaminhado í Receita Federal em Mundo Novo. Os presos e os veículos foram encaminhados í Delegacia da Polícia Federal em Naviraí. O telefone do DOF para reclamações e denúncias anônimas é o 0800 647-6300. Não é preciso se identificar e o serviço funciona 24 horas por dia.
Fonte: Helio de Freitas/ Campo Grande News
2020-01-31 09:29:00