24.9 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Lideranças de Itaquiraí reivindicam no Incra área para construção de laticínio

O vice-prefeito de Itaquiraí­ Geovane Severo – Mano (PDT), e o vereador Ney Portela (PSDB), estiveram na última sexta-feira (06-09) na sede regional do Incra-MS, em Campo Grande. As lideranças do Executivo e Legislativo municipal foram acompanhar o andamento dos encaminhamentos feitos sobre a reivindicação de uma área para a instalação de um laticí­nio no Assentamento Lua Branca – ASPALB.

O lí­der rural, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí­ â€“ APLINI, Renaldo Silva, e o administrador da Aplini, José Carlos Simon acompanharam Mano e Ney Portela na audiência. O engenheiro agrônomo, Perito Federal Agrário da Coordenação de Destinação de Terra do Incra-MS, Marcial Cano da Mota, recebeu a comitiva itaquiraiense, prestou informações fez encaminhamentos solicitados.

“Buscamos informações sobre o andamento do pedido feito pela Aplini. Fomos bem recebidos pelo engenheiro Marcial e, ao mesmo tempo, recebemos a garantia do Perito Federal de que nos próximos dias uma equipe estará em Itaquiraí­ fazendo levantamentos necessários”, informa o vice-prefeito Mano.

“O importante desta audiência é que conseguimos a garantia de que os detalhes para a liberação da área serão acelerados, finalizados, e permitirão atender a reivindicação dos produtores de leite do nosso municí­pio”, comemora o vereador Ney Portela.

Renaldo Silva confidencia que está confiante na conquista da área solicitada ao Incra. “São aproximadamente quatro hectares, nas proximidades da Escola Técnica Famí­lia Agrí­cola, dentro do Assentamento Lua Branca, onde pretendemos construir e instalar uma agroindústria, especificamente um laticí­nio, com investimento total de aproximadamente um milhão de reais. A cessão de uso desta área é a nossa luta”, informa o presidente da Aplini, associação que conta com mais de 300 associados.

APOIO FEDERAL

As lideranças de Itaquiraí­ também mantiveram audiência com a deputada federal Rose Modesto (PSDB), í  quem reivindicaram apoio para

a instalação do futuro laticí­nio. A parlamentar garantiu, antecipadamente, que estará buscando recursos provenientes de emenda individual, para apoiar o projeto apresentado pela Aplini, Mano e Ney Portela.

“O empreendimento é importante. Vemos a vontade e a capacidade em verticalizar a produção através da própria industrialização do leite. Apoiar projetos desta envergadura e o pequeno produtor visando o desenvolvimento da agricultura familiar é uma de nossas bandeiras de lutas na Câmara Federal. Por isso, podem contar conosco que estaremos articulando verbas para a aquisição de equipamentos”, garantiu a deputada Rose.

“Foi uma viagem extremamente positiva porque conseguimos encaminhar a questão junto ao Incra, conquistar o apoio da deputada Rose e, ao mesmo tempo, o apoio do Governo do Estado através da Semagro, que é a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar com projeto voltado para fortalecimento da bacia leiteira”, aponta Mano Severo.

Fonte: Roney Minella/ Assessoria

2019-09-12 10:01:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.