Aral Moreira é uma das dezesseis cidades contempladas no processo seletivo conduzido pelo Ministério das Cidades, que viabiliza junto í Caixa Econômica recursos provenientes do Programa Avançar Cidades – Seleção Contínuo (recurso do FGTS) para obras de saneamento. O recurso para o município é de R$ 4,9 milhões e terá destino certo, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) aumentando significativamente a cobertura com coleta e tratamento do esgoto doméstico.
Obras em execução – A Empresa de Saneamento de MS já está implantando este sistema com a construção de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de tratar 10 litros de esgoto bruto por segundo. A estação fica localizada na Rodovia MS 165, no km 1,5.
Ao mesmo tempo em que está sendo feita a estação, as equipes estão executando a rede coletora de esgoto na região do central da cidade. A princípio são 6 km de rede e 348 ligações domiciliares de esgoto.
Escritório da Sanesul em Aral Moreira
O valor deste investimento é de cerca de R$ 3,1 milhões, recurso proveniente do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e da própria empresa.
Avançar Contínuo – Com os novos recursos do Avançar Contínuo, mais redes de coleta e ligações domiciliares de esgoto serão iniciadas, ampliando o acesso da população ao serviço, conforme o Plano de Investimento construído pela Sanesul e a Prefeitura.
Também está previsto no plano a Implantação de duas Estações Elevatórias de Esgoto; e implantação de um reservatório de água com capacidade de 200.000 litros.
O Sistema de Abastecimento de ígua de Aral Moreira também é realizado pela Sanesul, com cobertura de 100% da população urbana, e tem o escritório local para atender as demandas do município.
Fonte: Sanesul
2019-08-30 10:19:00