25.2 C
Amambai
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Quinze pessoas atendidas pela ONG Onça Pintada deverão fazer exames na Capital

Duzentas e vinte e oito pessoas, entre homens e mulheres, foram atendidas com exames de ultrassonografia para rastreamento de câncer de mama e de próstata realizados pelo Grupo Onça Pintada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no iní­cio deste más, em Caarapó. O grupo é uma Organização Não-Governamental (ONG) com sede em Campo Grande.

A coordenadora de Atenção em Saúde do municí­pio, enfermeira Valéria Barros de Oliveira, informou que os atendimentos em Caarapó geraram desdobramentos. “Quinze pessoas serão encaminhadas para órgãos de saúde em Campo Grande para exames complementares devido a algum achado importante a ser investigado”, destacou, acrescentando que isso ocorrerá no dia 14 de setembro. Conforme a enfermeira, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com as pessoas para agendar viagem.

A vinda do Grupo Onça Pintada a Caarapó é resultado de ação do prefeito André Nezzi (PSDB) junto í  ONG, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Correa (PSDB), o principal incentivar do grupo, e do médico George Takimoto, que também participou dos atendimentos no âmbito do programa de prevenção e combate í  obesidade, desenvolvido em Caarapó.

A ONG, que é apoiada pelo deputado estadual Paulo Corráa, há dez anos percorre o Estado desenvolvendo ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata. Além dos exames, os pacientes participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o autoexame da mama.

Sobre o atendimento em Caarapó, o prefeito André Nezzi destacou a importância das ações de saúde preventiva. “Dessa forma, quando a doença é descoberta precocemente, são grandes as chances de cura”, observou, ressaltando a importância da sequáncia da investigação no caso das pessoas que tiveram algum “achado importante” nos exames.

“Como sempre, a nossa Secretaria de Saúde vai proporcionar os meios necessários ao deslocamento dessas pessoas até Campo Grande para o devido atendimento”, complementou o prefeito André Nezzi, que aproveitou para agradecer a participação do Grupo Onça Pintada e da equipe da Secretaria de Saúde local na ação realizada em Caarapó, que desafogou a lista de espera que existia no municí­pio.

Fonte: Dilermano Alves / CaarapoNews

2019-08-19 09:46:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.