A assistente social da Apae de Caarapó, Juliana Marques Rufino, participou da 16ª Conferáncia Nacional de Saúde (8ª+8), que aconteceu entre os dias 4 a 7 de agosto, em Brasília, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, tendo como tema central âDemocracia e Saúdeâ.
O evento teve por objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema ínico de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS.
A Conferáncia Nacional reuniu mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos foram: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.
A etapa nacional ocorreu após a realização de aproximadamente trás mil conferáncias municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas í saúde. Também aconteceram mais de cem conferáncias livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais, que abordaram temáticas relacionadas í saúde da população LGBTI+, de quilombolas, da população negra, de segmentos de juventudes, de atingidos pela hanseníase, de povos e comunidades de terreiros, dentre outros.
A conferáncia é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas. í através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas.
A proposta temática 8ª+8 para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferáncia Nacional de Saúde, realizada em 1986, o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto í sociedade. Ela foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção âDa Saúdeâ da Constituição Brasileira, em 1988.
Fonte: Assessoria / APAE
2019-08-17 08:42:00