A Câmara de Vereadores de Caarapó estará sediando no próximo dia 16, a partir das 19h, a palestra intitulada âVioláncia contra as Mulheres no MS: reflexões e alternativas de enfrentamento visando a paz socialâ. A mesma terá como palestrante a Dra Paula Ribeiro, delegada titular da Delegacia da Mulher de Dourados.
Conforme a mestre em Sociologia, Bruna Aparecida Azevedo Gayozo, o evento tem como objetivo debater a persistáncia da violáncia contra as mulheres e possíveis ações sociais para minimizá-la.
A palestra é o primeiro evento aberto ao público organizado pelo Movimento Mulheres em Ação de Caarapó.
Segundo Bruna, esse movimento surgiu no início do ano de 2019 com algumas mulheres (estudantes, professoras, mães, universitárias) preocupadas com os índices alarmantes de violáncia doméstica e percebendo a necessidade do debate de questões referentes í s mulheres caarapoenses do século XXI.
Com o movimento, as mulheres tám se reunido mensalmente para discutir questões como âdificuldades e não romantização da maternidadeâ, âvioláncia domésticaâ, âigualdade de gáneroâ, âmulheres no mercado de trabalhoâ.
De acordo com professora Maria Inás Arruda, o movimento ainda é bem pequeno, uma sementinha, mas já conseguimos algumas mudanças na vida dessas mulheres que participam, e por fim enquanto isso já é um grande avanço. âReconhecer a existáncia de uma sociedade de subalterniza e inferioriza as mulheres é o primeiro passo para a construção de uma sociedade justa e igualitáriaâ, observou.
As reuniões acontecem mensalmente no Centro da Criança âOsvaldo Jerônimoâ.
Um dos momentos das reuniões que acontecem mensalmente. Foto: Divulgação
Fonte: José Carlos/ CaarapoNews
2019-08-08 08:19:00