Nesta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos e Habitação realizou a Audiáncia Pública para a Criação do Plano de Mobilidade urbana do município. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, í s 20 horas.
O plano é baseado na Lei de Mobilidade, que fixa prioridades para o uso das ruas e ordena os cidadãos de acordo com da sua forma de mobilidade. Os pedestres e ciclistas ocupam as primeiras posições nesta hierarquia, depois vem o transporte público e de carga e por último os veículos, como carro e moto.
O evento contou com a participação do palestrante ,José Luis Karasek, autor do plano de mobilidade urbana do município de Amambai. Ele apresentou diversos fatores importantes na construção do planejamento urbano. Estiveram presentes, o prefeito, André Luis Nezzi de Carvalho, secretários municipais, de Planejamento, Projetos e Habitação, Roberto Nakayama, de Governo e Infraestrutura, Aparecido dos Santos, chefe do departamento de Transporte e Trânsito de Caarapó, José Carlos Fagundes, vice- presidente da Câmara de Vereadores representando a presidáncia, Manoelito Felix de Oliveira o âBagaceiraâ, líderes de entidades e associações, demais secretários municipais e vereadores, além da população em geral.
Várias questões de mobilidade foram apontadas pelo público presente: falta de acessibilidade devido a ocupação e construção irregular de calçadas, preocupação com plantações não planejadas de árvores grandes por parte dos moradores, necessidade de instalação de redutores de velocidade, lombadas, rotatórias, passarelas elevadas, faixa de pedestres, ciclofaixas, entre outros assuntos. Todas as sugestões e questionamentos foram incluídos no plano para estudos.
âO Plano é obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Se não fosse o empenho desta equipe que trabalha comigo, essa audiência não estaria acontecendo hoje. Temos várias deficiáncias, como em questões de acessibilidade. Aos poucos estamos adequando, mas precisamos planejar uma cidade muito mais voltada ao ser humano, que tenha condições seguras de mobilidade.;, destacou o Prefeito de Caarapó, André Nezzi.
O secretario de Planejamento,Projetos e Habitação, Roberto Nakayama, destacou a importância do Plano de Mobilidade para o desenvolvimento do município de Caarapó
âA mobilidade urbana é uma ferramenta de planejamento, que define como que nós queremos as nossas ruas, calçadas, a sinalização, o transporte público, etc; , explicou, acrescentando ainda que administração também trabalhará com a educação para o trânsito. ;Além de planejar, fiscalizar e multar, também precisamos educar;.
Caarapó possui atualmente população em torno de 30 mil habitantes, 14.344 veículos emplacados no município e 11.826 condutores habilitados, de acordo com dados fornecidos pelo Detran/MS.
Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta
2019-04-17 15:15:00