24.1 C
Amambai
terça-feira, 1 de outubro de 2024

Amambai é referência no Cone Sul com projeto Bombeiro na Escola Aluno Cidadão

Amambai é uma das trás cidades que recebem o projeto em todo o Mato Grosso do Sul

Em tempos em que a educação, o respeito ao próximo e a responsabilidade social parecem perder força em muitos contextos de nossa sociedade, algumas ações surpreendem e renovam esperanças da construção de um mundo melhor. Um destes exemplos de ações tem acontecido no municí­pio de Amambai, por meio do  projeto do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul: Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão.

O projeto nasceu em Campo Grande e tem como diretor o Coronel Roberto Marinho Chermont. Além da Capital, apenas Amambai e Nova Alvorada do Sul contam com a realização deste trabalho.

O “Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão”, que teve iní­cio efetivamente, neste ano de 2019, é realizado na escola municipal Júlio Manvailer com os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Os estudantes integrantes do projeto frequentam as aulas normalmente como em todas as outras turmas.  A diferença é que além de utilizarem um uniforme do projeto e terem o compromisso de estarem na escola 15 minutos antes de iniciar as aulas, eles recebem uma complementação no ensino, com ações educacionais que estimulam a promoção e o respeito í  cidadania, além de receberem conhecimentos para a prevenção de acidentes e primeiros socorros.

Toda essa complementação pedadógica no projeto em Amambai é proporcionada pelo 16º Subgrupamento de Bombeiros Militares. Todos os dias, í s 06h45min, o bombeiro sargento Mário José Sarmento Lopes recebe os estudantes repassando noções de ordem unida e orientações das atividades que serão realizadas durante o dia. No contraturno escolar, os alunos recebem orientação, atividades, treinamentos para a complementação do ensino, além de estudarem os hinos do municí­pio, do estado, do Paí­s e a canção do bombeiro, como estí­mulo ao patriotismo.

 â€œA gente acompanha eles aqui no perí­odo matutino. Qualquer problema ocorrido em sala de aula, nós atuamos. O trabalho é realizado apenas com a turma do 6º ano, mas a gente percebe que as outras salas já estão sendo atingidas pelo projeto. Só o fato de ter um bombeiro fardado dentro da escola, gera um respeito. Estou na escola todos os dias, e quando vejo, por exemplo, na hora do intervalo, algum aluno fazendo bagunça, mesmo que não seja da turma do projeto, eu chamo atenção, oriento e o problema é resolvido.”, conta o Bombeiro Mário.

A aluna Karen Fernanda Vargas Gonçalves, de 13 anos, é integrante do projeto e conta que comemorou quando soube que teria a oportunidade de receber  orientações dos Bombeiros. “Eu gosto muito deste projeto. Eu tenho muito a agradecer a minha escola, diretoras e professores que batalharam por nós. Eu contei para um amigo meu que estudava em outra escola e ele se matriculou aqui, só para fazer parte também.”, destaca a aluna com muito entusiasmo contando ainda que sonha em ser Polí­cia Militar.

Para que viesse até o municí­pio, o Corpo de Bombeiros de Amambai realizou capacitações e treinamentos para atuar neste projeto. Após esta etapa, foi firmada parceria com a Prefeitura de Amambai e com a escola municipal Julio Manvailer.

Com a chegada e a realização do projeto, nota-se na comunidade escolar um orgulho coletivo. São pais, alunos e profissionais da educação, todos encantados com o projeto Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão.

“Gostaria de colocar a minha gratidão por este projeto. Eu tenho a expectativa e a certeza que esse projeto veio para somar e fazer a diferença em nossa escola. Eu tenho convicção de que quando um grupo dá as mãos, tudo se fortalece.”, destacou a diretora da escola Júlio Manvailer,  Claudenira Videira Scherwinski.

Recreio assistido

Outra atividade que tem sido desenvolvida pelos estudantes do projeto é o recreio assistido. Conforme explica o bombeiro Mário, todos os dias, são escolhidos de 3 a 5 alunos para auxiliar a cuidar das crianças pequenas durante o intervalo escolar, proporcionando a criação de uma consciáncia e responsabilidade em cuidar do próximo.

Novidade

Durante este ano serão desenvolvidas algumas atividades fora do ambiente escolar. Conforme informou o Sargento Mário, a novidade é que 16º Subgrupamento está com um projeto de construção de uma piscina semiolí­mpica, no quartel do Bombeiros, possibilitando aos alunos do projeto receberem aulas de natação.

O projeto Bombeiro na Escola, Aluno Cidadão tem como objetivo aumentar a realização no municí­pio e no estado.

16º SGBM

16º Subgrupamento de Bombeiros Militar – (16º SGBM) está instalado em Amambai, desde o dia 20 de dezembro de 2006. Ele fica localizado na  Rua Rui Barbosa, 1113, Centro Amambai/MS e tem como comandante o Tenente Carlos Ernesto Leite Moraes, desde o dia 15 de fevereiro de 2019.

 

Fonte: Raquel Fernandes/Grupo A Gazeta

2019-02-26 15:14:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.