Preparativos para implantação da 3ª Vara na Comarca de Amambai também estão em andamento, segundo a OAB.
Uma solenidade marcada para acontecer í s 10h da manhã desta quinta-feira, dia 17 de janeiro, vai marcar a inauguração da instalação da Comarca e da edificação do Fórum, em Coronel Sapucaia.
O Fórum de Coronel Sapucaia vai funcionar de forma provisória, até que a edificação própria seja construída pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nas instalações onde antes funcionava o CRAS (Centro de Referáncia í Assistáncia Social), na avenida de acesso a região da Vila Nova.
De acordo com o secretário municipal de obras públicas em Coronel Sapucaia, Aldacir Cardinal, o âAdaâ, para a instalação da Comarca no município a Prefeitura de Coronel Sapucaia entrou com a cedáncia do prédio e a obra de reforma e adequação das instalações para atender a demanda do Poder Judiciário, enquanto o Tribunal de Justiça do Estado entrou com a parte da mobília, o sistema eletrônico operacional e o quadro de serventuários.
Meta é construção da sede própria
De acordo com o secretário de obras, Aldacir Cardinal, o Poder Judiciário deverá permanecer na edificação í ser inaugurada nesta quinta por um curto espaço de tempo, já que a meta do TJ/MS é a construção da sede própria para a Comarca.
Segundo o secretário, a prefeitura já disponibilizou trás terrenos para a escolha do Tribunal de Justiça para a construção do Fórum local.
O ato da instalação e inauguração da Comarca e do Fórum em Coronel Sapucaia neste dia 17 deverá conta com a presença de autoridades locais e estaduais, entre elas do prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold, do presidente do TJ/MS, desembargador Divoncir Schreiner Maran e do presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, vereador Roberto Pereira de Oliveira.
Comarca não terá defensor público e promotor de Justiça
Em primeiro momento não haverá defensor público e nem promotor de justiça atuando como titulares junto í Comarca de Coronel Sapucaia.
Segundo o defensor público em Amambai, Dr. Marcelo Marinho da Silva, isso acontece porque o cargo ainda é inexistente oficialmente.
De acordo com o defensor, a partir da instalação efetiva da Comarca, nesta quinta-feira (17) a Defensoria Pública Estadual deverá criar o cargo de defensor para Coronel Sapucaia, só então, a partir daí, designar um defensor para atuar na nova Comarca, na cidade da fronteira com o Paraguai.
Segundo Dr. Marcelo Marinho é possível que enquanto o município não conte com um defensor público designado, a Defensoria Pública de Amambai peste o atendimento em Coronel Sapucaia.
Para o Ministério Público Estadual (MPE) a situação é idántica. Segundo o promotor de justiça, titular da 2ª Promotoria da Comarca de Amambai, Dr. Michel Maesano Mancuelho, a partir da instalação da Comarca o procedimento do MP é abrir vaga para promoção e nomeação de um promotor de justiça para atuar na nova Comarca, fator que leva determinado tempo para acontecer devido aos trâmites legais.
3ª Vara em Amambai
A instalação da comarca e implantação o Fórum em Coronel Sapucaia não deverá interferir para a não instalação da 3ª Vara na comarca de Amambai, segundo avaliação do presidente da 10ª Subseção da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), com sede em Amambai, o advogado Dr. Rodrigo Otaí±o Simões.
Segundo Dr. Rodrigo em conversa recente com o presidente do TJ/MS, desembargador Divoncir Maran ele foi informado que as obras de adequação do edifício do Fórum local para abrigar a 3ª Vara terão início ainda neste más de janeiro e assim que as obras estiverem concluídas a Vara será instalada.
Hoje o município de Coronel Sapucaia, com uma população estimada em 14,1 mil habitantes, pertence a comarca de Amambai.
Fonte: A Gazeta News/Vilson Nascimento
2019-01-16 09:49:00