Policiais Militares da 3ª CIPM de Amambai, colaboraram como instrutores na 4ª Capacitação para Laborar no Programa Mulher Segura da PMMS, realizada em Ponta Porã, no período de 04 a 08 Dez 18. O Comandante da 3ª CIPM, Coronel PM Wesley Freire de Araújo, o Sargento PM Geraldo da Silva e o Cabo PM Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, participaram da capacitação do efetivo do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã ministrando instrução sobre a atuação no programa, especificamente sobre a parte técnica, prática e confecção de documentos.
O Programa Mulher Segura â PROMUSE surgiu como projeto em 2014 no município de Amambai como uma iniciativa proativa do então Comandante da 3ª CIPM, Tenente-Coronel PM Josafá Pereira Dominoni, para oferecer um atendimento qualificado e humanizado dos policiais militares í s mulheres vítimas de violáncia e garantir sua segurança por meio da fiscalização das Medidas Protetivas de Urgáncia expedida pelo Judiciário. Em janeiro de 2018 o então projeto tornou-se um programa da PMMS, sendo viabilizado como uma política pública de segurança de proteção í s mulheres de inciativa da própria instituição.
No ano de 2018 foram 4 capacitações: Amambai, Nova Andradina, Campo Grande e Ponta Porã, multiplicando o número de unidades e policiais milltares aptos para implementar o PROMUSE e atuar dentro do protocolo/diretrizes previsto na portaria que o instituiu. O know-how da 3ª CIPM, onde se iniciou o programa, fez dessa unidade policial militar um modelo.
Além disso, membros da rede de enfrentamento e proteção í mulher de Amambai, como a gestora da Coordenadoria de Políticas Pública para as Mulheres de Amambai, Rhaissa Siviero Olmedo, também pela experiáncia no trabalho em rede e no atendimento das mulheres por meio das diversas políticas públicas, colaborou com o evento ministrando a palestra de abertura.
Fonte e fotos: Assessoria 3ª CIPM
2018-12-10 14:24:00