Objetivo, segundo o delegado titular local, é facilitar o acesso da comunidade indígena e acelerar o andamento dos procedimentos em trâmite na delegacia local.
A Polícia Civil está desenvolvendo uma ação inédita na região, no que diz respeito ao atendimento das comunidades indígenas, em Paranhos.
Por um dia a estrutura da delegacia, escrivão e investigadores, são deslocados para uma reserva indígena, onde com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que fornece espaço físico em escolas e logística como água e energia, e também das lideranças locais, realizam o atendimento í comunidade.
Na semana passada a ação foi desenvolvida na aldeia Pirajuí, distante cerca de 25 quilômetros da cidade.
Durante a ação foram cumprias inúmeras intimações de indígenas daquela comunidade, com a realização de 30 oitivas.
Durante a ação itinerante da Polícia Civil um morador da reserva indígena foi indiciado pelo crime de lesão corporal no âmbito da violáncia doméstica e também foi realizada a apreensão de uma arma de fogo.
O município de Paranhos conta com cinco aldeias indígenas e quatro delas são distantes da cidade.
Segundo o delegado titular de Polícia Civil local, Dr. Edgar Punsky, o intuito da ação itinerante na Pirajuí foi âfacilitar a vida dos indígenas que lá residem, pois muitos não tám como se locomover até a delegacia na cidade, por falta de meios de locomoção, especialmente nesse período de chuvasâ.
Segundo o delegado, a ação itinerante, além de dar resposta rápida í demanda das comunidades Guarani-Kaiowá, também ajuda a desafogar os procedimentos relacionados í moradores em aldeias em trâmite na delegacia local, além de também gerar economia, evitando constantes deslocamentos até í s aldeias para a realização de intimações.
Vilson Nascimento
2018-11-01 13:53:00