19.7 C
Amambai
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Japorã recebe o Projeto Pequenos Agentes

Municí­pio localizado no extremo sul do Mato Grosso do Sul, próximo í  divisa com o Paraná e na fronteira com o Paraguai, Japorã, que possui atualmente nove mil habitantes, dos quais, cerca de cinco mil e seiscentos são indí­genas guaranis, esta recebendo o Projeto “Pequenos Agentes, Preparando o Cidadão do Futuro;.

Comandante da Polí­cia Militar do Municí­pio, o primeiro Sargento Nilson O. da Silva, idealizador da iniciativa juntamente com o também Sargento da PMMS Paulo Santana, explica que a idéia foi copiada de algumas cidades do interior paulista e também de Naviraí­-MS, que há uns cinco anos implantaram a chamada “mini-multa” ou “multa-moral”, que nada mais é do que transformar as crianças e adolescentes em agentes de trânsito.

Nilson lembra que no más de maio deste ano, foi lançada no Municí­pio, a primeira cartilha bilí­ngí¼e (portuguás e guarani) abordando trânsito no Brasil. “As aulas da cartilha, aliadas a intensificação das fiscalizações de trânsito surtiu efeito positivo muito grande e bem antes do que esperávamos. A situação melhorou muito, porém, ainda está longe do ideal”, afirma.

“Está nova idéia, qualifica as crianças e pré-adolescentes, que estão cursando entre o terceiro e o sexto ano do Ensino Fundamental na rede pública, transformando-os em multiplicadores das boas maneiras necessárias aos usuários da via pública e em adultos mais conscientes”.

Nilson diz que a escolha dos jovens que estão sendo incumbidos da missão de orientar os amigos e familiares, se deu pelo fato de que as crianças dessa faixa escolar estão na idade da cobrança. “Os pequenos estão atentos a tudo e não se intimidam em “pegar no pé” de quem comete alguns equí­vocos”.

Todos os “pequenos agentes” recebem um “curso de qualificação”, em que são orientados sobre regras de trânsito de uma forma didática e de como proceder diante de determinadas situações e em seguida, recebem um talão com dez páginas, em que é possí­vel qualificar o “infrator”, a infração por ele cometida e determinar a “multa”, que pode ser um

abraço bem apertado, um chocolate, um passeio no fim de semana, um doce preferido ou ainda uma quinta opção, a ser escolhida pelo “agente”, desde que não seja nada muito oneroso.

O Projeto abrange 941 alunos de diferentes pontos do Municí­pio, sendo que destes, 510 são matriculados em unidades escolares da Aldeia Porto Lindo e, portanto receberam seus talões em guarani. Empolgados com a iniciativa, alguns educadores indí­genas usarão o talão no processo de alfabetização de seus alunos na lí­ngua Guarani, já que são poucos os materiais pedagógicos existentes nesse idioma.

O Pequenos Agentes conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Japorã, através da Secretaria Municipal de Educação. Nilson informa que o Projeto está í  disposição de quem possa se interessar em conhecá-lo e implantar em seus municí­pios.

Fonte: Assessoria

2018-10-09 20:31:28

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.