25 C
Amambai
segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Ciclistas de Itaquiraí se reúnem em grupo para andar de bike

Objetivo é o crescimento do esporte na cidade

O grupo ‘Os Parças do Pedal’ incentivam essa reunião e promovem passeios, trilhas e pedaladas uma vez por semana. E o principal objetivo é o crescimento do esporte na cidade, pois começar uma atividade fí­sica nem sempre é uma tarefa fácil para muitas pessoas, apesar dos benefí­cios para o corpo e o lazer que o esporte pode proporcionar, praticar um exercí­cio regularmente requer força de vontade e determinação. E a presença de amigos e da famí­lia pode auxiliar quem quer iniciar uma rotina saudável. Pensando nisso, vários ciclistas de Itaquiraí­, se reúnem em grupos para pedalarem.
Tudo começou com alguns amigos que começaram a promover passeios, excursões, trilhas e a tradicional pedalada, uma vez por semana  na cidade. A ideia do grupo ;Os Parças do Pedal;, é de incentivar as pessoas a andarem de bicicleta e formarem seus grupos para praticar todos os dias essa atividade. De acordo com a praticante Diú, as programações do grupo são o ponto de partida para que os ciclistas possam pegar gosto pelo exercí­cio e seguirem andando de bike.
Incentivamos os participantes para pedalar andando pelas ruas e estradas da cidade. A “Pedalada” acontece uma vez por semana, e o percurso é definido pelo grupo horas antes de começar a pedalada. 

Dessa forma, é cada vez mais comum ver pessoas pedalando pela cidade. São amigos, pais e filhos ou mesmo colegas de trabalho que se reúnem e decidem praticar um esporte para deixar o sedentarismo de lado, cada um em seu ritmo adequado. A ideia dos Parças do Pedal é que os ciclistas montem sua rotina de exercí­cios e transformem o ato de andar de bicicleta em um hábito. 

– Realizamos a “Pedalada” em um dia da semana, mas as pessoas são convidadas a realizarem essa atividade todos os dias. A partir do momento que vocá adquire uma bike, ela precisa de uso e o projeto as vezes não atende a necessidade de todo mundo, pois a vida dessa pessoa segue independente do grupo ou não. A pessoa chega ao projeto, é incentivada a praticar o esporte no decorrer do seu dia a dia, mas ela também precisa seguir adiante e também incentivar outras pessoas – explica Diú.  As vantagens de andar de bicicleta em grupo são ressaltadas pelos próprios ciclistas. A troca de conhecimento entre os participantes, o apoio deles e até a segurança que mais pessoas pedalando são alguns pontos positivos. O ciclista Lúcio começou a frequentar as atividades há alguns meses e já percebeu as melhorias dessa iniciativa.  

‘Minha rotina mudou totalmente. Estou levando uma vida mais saudável, tendo um melhor rendimento no ciclismo e mais disposição no trabalho. Pedalando em grupo é muito melhor, vocá participa muito mais da vida ativa que o ciclismo te oferece e a segurança é outro item fundamental, diminui o risco de assalto ou qualquer perigo’. 

Durante a pedalada e as outras programações, o grupo dá orientações aos ciclistas de como pedalar melhor, dicas de segurança e sobre como fazer o melhor alongamento para não sentir dores musculares e prevenir lesões.

O grupo se reuniu nesta sexta feira (07), promoveu a ;Pedalada da Independáncia; que é um passeio ciclí­stico pelas ruas e estradas de Itaquiraí­, com o objetivo de incentivar a atividade fí­sica e combater o sedentarismo na cidade.

;"
 

Fonte: Folha Do Conesul).

2018-09-18 09:07:44

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.