21.1 C
Amambai
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Ação resgata Curicaca preso no topo de árvore, em Amambai

Pássaro, cuja presença está cada vez mais escassa na região, estava preso por linha de pesca no topo de peroba de 20 metros de altura.

Vilson Nascimento

Uma ação envolvendo voluntários e um ato de coragem e profissionalismo de um sargento do Corpo de Bombeiros local resgatou, na manhã desse domingo, 16 de setembro, em Amambai, uma ave, cuja presença na natureza está cada vez mais escassa no municí­pio e na região.

A Curicaca estava preso por uma grossa linha de pesca, no topo de uma peroba de aproximadamente 20 metros de altura, localizada em uma fazenda distante cerca de 8 quilômetros da cidade.

Ao tomar conhecimento da situação crí­tica, que colocava a vida do pássaro em risco, os antigos voluntários do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário a Emergáncia), um grupo voluntário de salvamento que atuava em resgate de ví­timas de acidentes em Amambai antes da chegada do Corpo de Bombeiros, Celo Córdoba, Wilson Vicente Ferreira e Osmar Júnior, se mobilizou para viabilizar o resgate.Nas fotos momentos da ação de resgate do Curicaca e o pássaro sendo atendido pelo veterinário no consultório. (Fotos: Cedidas ao A Gazetanews)

Sem equipamentos adequados, os ex-voluntários buscaram o apoio do Corpo de Bombeiros, foi ai que entrou em cena a dedicação e o profissionalismo do sargento bombeiro Ricardo Viana.

Não havia escada e nem o emprego de uma máquina agrí­cola foi suficiente para alcançar o animal.

Com o emprego de equipamentos de segurança, mas principalmente muita coragem e dedicação, o sargento bombeiro escalou a árvore molhada pela chuva até o limite de proximidade que o galho, que foi ficando mais fino, permitiu se aproximar da ave.

Com o emprego de um pedaço de taquara, o bombeiro conseguiu soltar o pássaro que estava preso pela linha de pesca e com uma lona servindo como uma espécie de rede para amortecer a queda, os demais voluntários ampararam a Curicaca.

Depois de resgatado o pássaro foi levado até médico veterinário Ednor Bampi, que também voluntariamente presta socorro a animais silvestres encontrados feridos em Amambai.

Após avaliação, o médico veterinário teria constatado que a Curicaca não apresentava nenhum ferimento mais grave e manteve a ave sob observação até que se recupere, principalmente do estresse sofrido, para ser solto novamente na natureza, fato que deve ocorrer neste iní­cio de semana.

Segundo os voluntários, a Curicaca é parte de um casal da ave que todos os anos, nessa época do ano, retorna e forma ninho na copa da mesma peroba em que foi resgatada nesse domingo.

De acordo com os voluntários, depois de recuperado o pássaro será solto no mesmo local que foi encontrado para seguir sua vida normal.

Em relação a grossa linha de pesca encontrada enrolada no animal, a ave pode ter sido vitimada, segundo os voluntários, ao se alimentar í s margens de algum rio da região.

                            No ví­deo o cantar da Curicaca na natureza

2018-09-16 23:15:52

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.