O candidato ao Senado do Partido da Mulher Brasileira, Dorival Betini (356), está crescendo vertiginosamente nas pesquisas que estão sendo realizadas por institutos que atuam no setor. O aumento na intenção de voto dos eleitores é o resultado da leitura feita por analistas políticos, que consideram o crescimento a tendáncia mais natural no processo político vivido em Mato Grosso do Sul.
De forma apurada e bem meticulosa, os articulistas fizeram questão de âcolocar na mesaâ a pontuação dos concorrentes mais próximos de Betini, o atual senador Moka (MDB), e o apontado âoutsiderâ nos municípios do interior, Sérgio Arfouche (PSC).
âO cenário que tem ocorrido reiteradamente são que, os antigos eleitores de Moka tám se mostrado descontentes e o acusam de âausente nos municípiosâ nestes quase oito anos em que esteve no Senado Federal. Este âabandonoâ está lhe custando caro, pois, a maioria vem buscando outros candidatos ao senadoâ, considera um dos analistas.
No caso do candidato Arfouche, o interior do Estado ainda o tem como um candidato desconhecido. âNa atual conjuntura, podemos dizer que sem expressão política nas outras regiões, tendo a maioria de votos do eleitorado da capitalâ, analisar articulista político da região sul do Estado. Ele acrescenta que o candidato Marcelo Miglioli (PSDB), aliado do candidato í reeleição ao governo do Estado, Reinaldo Azambuja, tem tido extrema dificuldade para âcair na graça do eleitorâ, permanecendo atrás de Betini na preferáncia do eleitorado.
âí neste cenário que o candidato das mulheres, do Partido da Mulher Brasileira, está empatado tecnicamente com Moka e Harfouche. Porém, suas chances aumentam muito, pois, as pesquisas tám centralizado os levantamentos em Campo Grande, onde a presença de Betini é acanhada. Se as pesquisas fossem uniformes, o nome deste candidato do interior estaria disparado na frente de muitos outros. Aliás, já estaria ocupando as primeiras colocações na preferáncia do eleitoradoâ.
Mais adiante, os analistas observaram que é atento a todos estes detalhes menores que podem afirmar: âRealmente, o Betini deverá ser a surpresa da eleição deste ano, pois, ele vem conseguindo aumentar sua preferáncia, mostrando que 52% dos eleitores de MS é mulher, e as suas bandeiras de ação são em sua maioria voltadas para as mulheres, e sendo candidato pela primeira vez, não tem rejeição e, sobretudo, representa a Renovação que tanto o eleitorado está procurando para votar na próxima eleição de 7 de outubro. Além disso, ele âestá na estradaâ há mais de 25 anos, e conhece as lideranças, vereadores, prefeitos e as pessoas da maioria dos municípios do interior, os quais atendeu sempre com responsabilidade, como servidor na Assembleia Legislativaâ.
Foto: Roney Minella
2018-09-13 16:06:25