Raquel Fernandes
O Hospital Municipal São Sebastião de Tacuru totalizou 12.847 consultas médicas e 256 internações no ano de 2017. Todas realizadas pelo Sistema ínico de Saúde (SUS), pelo qual a unidade é conveniada. O levantamento foi passado pela diretora administrativa do Hospital, Micheli Bruno Giaretta.
De acordo com a diretora, o hospital conta com 3 médicos e 53 funcionários, entre técnicos, enfermeiros e profissionais do setor administrativo.
âConsiderando a nossa realidade e o que tem acontecido em outros municípios, os atendimentos são tranquilos em Tacuru. A maioria dos atendimentos é clínico. Não acontecem tantos casos de emergáncia.â, comentou a diretora.
Para os pacientes que não encontram a especialidade médica que necessitam em Tacuru é oferecido transporte para outras cidades. âQuando a especialidade não existe aqui, o paciente é encaminhado para Ponta Porã, Dourados ou ainda Campo Grande pelo Sistema de Regulação (Sisreg)â, explica.
O município de Tacuru possui a população estimada de 11.284 habitantes, segundo o IBGE. A saúde pública conta ainda com dois postos de saúde, um destinado aos moradores da área urbana e outro para a rural.
Melhorias
Micheli Bruno Giaretta está na direção do hospital desde novembro de 2017 e conta que desde fevereiro deste ano muitas melhorias foram conquistadas junto í administração municipal.
âNeste ano conseguimos cadeiras novas e adequadas para os profissionais, cadeiras de rodas e banho, camisolas do centro cirúrgico, colchões, de utensílios para cozinha, nobreaks e ar condicionado novo no consultório e na farmácia hospitalar. Também foram realizadas reformas e pinturas em armários, móveis da enfermagem, longarinas, mesas, cadeiras, reposição de telas em quase todas as janelas e portas da cozinha e do refeitório e instalação de barra de proteção na rampa do hospitalâ, informou.
Conforme conta a diretora, os investimentos foram muito positivos durante esse ano, mas Tacuru sonha ainda com mais uma conquista: âNosso grande desejo aqui é que o Hospital possa ter um aparelho de raio-x digital, pois o que temos aqui é muito antigo.â, destacou.
CEONC
O Hospital Municipal de Tacuru possui também convánio com o CEONC- Centro de Oncologia de Cascavel, no Paraná. âToda semana são transportados pacientes para láâ, informa.
Fonte: A Gazeta Conesul/Tacuru
2018-08-24 15:31:14