22.2 C
Amambai
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Tire suas dúvidas sobre as vacinas contra sarampo e poliomielite

Quais crianças devem ser vacinadas contra sarampo e poliomielite?

Aquelas de qualquer lugar do Paí­s, de 1 a menores de 5 anos de idade. A campanha de imunização ocorre entre 6 e 31 de agosto de 2018, com o objetivo de vacinar mais de 11 milhões de crianças. Balanço mostra que, até esta segunda-feira (20), 51% das crianças de um a cinco anos foram imunizadas, com a aplicação de 11,4 milhões de doses das vacinas.

Crianças que já foram vacinadas precisam receber outra dose?

Sim. Em qualquer lugar do Paí­s, até mesmo crianças que já receberam alguma dose da imunização devem ser vacinadas novamente contra sarampo e poliomielite. Essas são as chamadas doses de reforço, que serão administradas de forma oral, para a paralisia infantil; e trí­plice viral, para o sarampo.

Se as doenças já foram erradicadas, por que vacinar?

Os agentes infecciosos que causam as doenças continuam em circulação em algumas partes do mundo e podem infectar qualquer pessoa desprotegida. No Brasil, por exemplo, já foram confirmados mais de mil casos de sarampo, nos quais o ví­rus causador é o mesmo que circula na Venezuela. A vacina é a única forma de controlar e eliminar as doenças. Isso vale para o sarampo, que já tem casos confirmados, e a poliomielite, que não ocorre desde 1990, mas tem baixa cobertura vacinal.

As vacinas tám graves efeitos colaterais?

Não. As reações costumam ser limitadas a febres e dor muscular no local de aplicação – casos mais graves são raros. O benefí­cio de proteger a criança de qualquer doença é muito maior do que o risco de que ela sofra efeitos colaterais.

As vacinas são seguras?

Sim, as vacinas são totalmente seguras. Na internet, circulam notí­cias falsas de que a imunização contém mercúrio, pode sobrecarregar o sistema imunológico ou causar problemas como autismo, efeitos colaterais graves e de longo prazo. Dizem até que a dose pode ser letal e levar í  sí­ndrome da morte súbita infantil, mas não se engane: além de não ter riscos ou sequelas, as vacinas são a única maneira de proteger as crianças. Para saber mais, consulte a cartilha do Ministério da Saúde com os mitos que circulam por aí­ sobre a vacinação.

Que documentos devo apresentar para obter a vacina?

Para o atendimento, é necessário apresentar o cartão ou caderneta de vacinação. Essa regra vale não apenas para sarampo e poliomielite, mas para qualquer vacina, seja ela administrada em crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Fonte: Portal Brasil

2018-08-21 21:56:38

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.