O evento, que está em sua quinta edição, é uma atividade extracurricular coordenada pela professora de língua portuguesa da escola.
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Juarez Ribeiro de Oliveira, em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, participarão de um âJúri Simuladoâ, que vai debater a âpena de morteâ.
O âJúri Simuladoâ acontece no Fórum de Itaquiraí. O evento, que está em sua quinta edição, é uma atividade extracurricular coordenada pela professora de língua portuguesa, Kelly Cristina dos Santos.
O tema é escolhido pelos próprios alunos que vão participar do Júri. Nas edições anteriores os estudantes já discutiram a obra âO Quinze â Saga de uma família de retirantesâ, de Rachel de Queiroz; maioridade penal; aborto; e, no último ano, a adoção de crianças por casais homoafetivos.
âApós a escolha do tema, sorteamos as turmas responsáveis pela âdefesaâ e pela âacusaçãoâ dos debates em plenário. Antes, porém, os alunos promovem pesquisas, acompanham palestras com profissionais na própria escola, assistem a julgamento no fórum e produzem as teses que serão levadas ao plenário do júriâ, explicou a professora.
Ela explica que apesar do nome sugestivo, o júri não possui réu ou crime, sendo um importante fórum para discussão de temas polámicos da sociedade, cujo objetivo é despertar o senso crítico, a escrita da língua portuguesa e a oralidade dos estudantes.
A professora comenta que durante o júri, os estudantes são avaliados pelo corpo de jurados e por um juiz, escolhidos entre pessoas da comunidade. âEsta é uma atividade extraclasse que engaja os alunos, bem como lhes proporcionam novos conhecimentos que vão além da grade curricular e que lhes despertam o senso crítico e o exercício da cidadaniaâ, complementou.
Fonte: G1
2018-08-21 23:29:56