22.2 C
Amambai
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

EE Santiago Benites desenvolve projeto no combate ao CyberBullyng em Paranhos

Um estudo realizado pela Intel Security no Brasil com 507 crianças e adolescentes de idades entre 8 e 16 anos, revelou que a maioria (66%) já presenciou casos de agressões nas mí­dias sociais. Cerca de 21% afirmaram que já sofreram cyberbullying e grande parte das ví­timas tem entre 13 e 16 anos. Casos de violáncia virtual tám aumentado no Brasil e pensando nisso a Escola Estadual Santiago Benites, de Paranhos- MS, passou a desenvolver um projeto de combate ao CyberBullyng.

O projeto, que tem o objetivo de alertar a comunidade escolar e sociedade em geral, acerca dos riscos deste tipo de ameaça digital, é coordenado pelas professoras, Marcia Portilha e Juliane Lovisan e desenvolvido pelos alunos do ensino médio. Elas explicam que os estudantes realizam pesquisas, entrevistas para produzir uma campanha de conscientização, promovendo a disseminação de informações, por meio de ações, palestras, entre outras atividades.

“Os alunos tiveram que pesquisar casos de CyberBullyng, inclusive em alguns casos pesquisados há registros de suicí­dios. Estudaram também a legislação que torna esta prática crime e agora eles estão produzindo um site para publicar as notí­cias pesquisadas e materiais produzidos. í‰ um projeto contí­nuo que pretendemos manter sempre na escola, pois o assunto é muito importante”, destaca Márcia.

No desenvolvimento deste projeto, os estudantes se tornam pesquisadores, entrevistadores e importantes personagens na divulgação destas informações que auxiliam no combate deste tipo de crime.

As professoras destacam que em breve irão estender o projeto para lidar também com as notí­cias falsas (Fake News) produzidas e compartilhadas constantemente por internautas.

Cyberbullying

Cyberbullying é a violáncia praticada contra alguém, através da internet ou de outras tecnologias relacionadas ao mundo virtual. Sendo a ação com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar.

De acordo com o portal Politize, o pesquisador canadense, Bill Belsey, foi a primeira pessoa a citar e definir a palavra “Cyberbullying”, no mundo. Segundo Belsey, envolve utilizar informação e comunicação junto da tecnologia para hostilizar um grupo ou indiví­duo, de forma deliberada e repetida. Ou seja, a diferença entre o cyber e o bullying, é que neste caso, o agressor usa o meio eletrônico.

 

Cyber = diminutivo de “cybernetic” (algo ou local que possui tecnologia avançada).

Bullying = origem da palavra inglesa “bully” (o que significa valentão, briguento)

 

Fonte: Raquel Fernandes – Gazeta Conesul/Paranhos

2018-08-17 18:18:08

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.