Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu no dia (9), por unanimidade, manter os horários de votação inalterados para a votação deste ano, obedecendo aos fusos horários locais, sempre das 8h í s 17h em todas as unidades da Federação.
Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propôs o término da votação unificado pelo horário de Brasília, de modo a uniformizar a apuração.
Para que os resultados fossem apurados no mesmo momento, porém, seria necessária uma antecipação do início da votação em estados como o Acre, cujo fuso horário é ao menos duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília.
;Parece que qualquer das soluções possíveis revela aspectos positivos e negativos;, disse a ministra Rosa Weber, que será presidente do TSE durante as eleições.
Ela elogiou a iniciativa de Gilmar Mendes, mas votou por manter os horários atuais. Segundo a ministra, ;inúmeras dificuldades implicariam o início das eleições, devido ao fuso horário, ainda pela madrugada;.
O atual presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse ter recebido diversas reivindicações de presidentes de tribunais regionais eleitorais (TREs) para que fossem mantidos os horários.
Ele lembrou haver ;estados bem carentes que teriam que começar a distribuir o material í s 3 horas da manhã;.
Fonte: Agáncia Brasil
2018-08-14 17:32:09