Documentário curta-metragem que retrata o Coral Mitã Rory foi um dos indicados para o Festival de Cannes, na França.
Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta
Emoção, orgulho e esperança. São esses sentimentos que o coral infantil da escola municipal Mitã Rory tem despertado em toda a comunidade indígena Guarani Kaiowá. O canto dessas crianças não só tem proporcionado benefícios ao aprendizado e desenvolvimento dos alunos, como tem despertado o interesse de produtores culturais do País, garantindo que a cultura da comunidade indígena de Amambai seja conhecida internacionalmente.
O coral, que já se apresentou diversas vezes em eventos do município e tem vídeos postados nas redes sociais, despertou o interesse do Ministério Pão Diário de Curitiba- Paraná, que viabilizou a produção de um documentário curta-metragem e um DVD profissional para o grupo.
Festival de Cannes
A diretora da escola, Sebastiana Silva Souza, conta que o documentário curta-metragem Mitã Rory â Criança feliz, produzido pelo Pão Diário, foi um dos trás curtas brasileiros indicados para concorrer ao Festival de Cannes 2018- Na França. Entre 10 mil produções, Sebastiana conta com orgulho que o âCriança Felizâ está classificada entre os 300 melhores documentários do Mundo. âí um reconhecimento muito grande para nós, de termos sido indicados entre tantos inscritosâ, destaca.
O curta concorre ainda a outros festivais internacionais, como o Festival de Amsterdam de Curta- Metragem na Holanda, que acontece no final de setembro.
O Coral
São 80 crianças estudantes do 3º ao 5º ano que compõem atualmente a formação do coral. Coordenadas pelos professores Jânio Sanches e Sebastiana Silva Souza, o trabalho incentiva o bom rendimento escolar e traz resultados benéficos para o desenvolvimento pessoal do aluno. No repertório estão incluídas músicas do estilo gospel de bandas como Diante do Trono e composições de autoria do professor Jânio. As músicas são cantadas na língua indígena guarani.
âPara participar do coral, os alunos precisam ter boas notas e autorização dos pais. Cantar e trabalhar em equipe tem melhorado muito a autoestima destes alunos, a gente vá de longe, quando um aluno é do coral. Transforma!â, comenta a diretora Sebastiana, acrescentando que o projeto também incentiva os outros alunos a terem melhores notas. âTodo mundo quer participar do coralâ, ressalta.
O professor Jânio é Kaiowá e conhece bem a realidade da comunidade. Ele fala do quanto a música é benéfica para os indígenas, que enfrentam diversos problemas sociais que afetam o psicológico, acarretando em tristes consequáncias como o suicídio.
âA gente consegue se expressar por meio da música. Quando a gente vá o indígena cantar, a gente vá que as crianças não cantam da boca para fora, parece que vai puxando lá de dentro e coloca para fora. A música também é uma maneira que temos para desabafar.âexplica emocionado.
A escola Mitã Rory oferece aulas da educação infantil e ensino fundamental e conta atualmente com 900 alunos matriculados. Eles estudam trás idiomas: O guarani, o portuguás e o espanhol.
Com a educação aliada ao amor e a fé inseridos em projetos como o do Coral Mitã Rory, a esperança de transformações positivas é renovada em toda a comunidade indígena.
Lançamento do DVD
O DVD, que foi gravado em Curitiba- PR, já está pronto com lançamento marcado para o dia 25 de agosto, na Missão Evangélica de Dourados. O lançamento também será realizado em Amambai, no dia 26 de agosto, na Escola Municipal Mitã Rory. O más se torna ainda mais especial, pois no dia 28 é aniversário da Missão Evangélica Caiuá, que completa 90 anos.
Pão Diário
O investimento de toda a produção do documentário e do DVD é do Ministério Pão Diário. A Prefeitura de Amambai também foi uma das apoiadoras do projeto, que forneceu transporte para que os alunos pudessem ir até a cidade de Curitiba realizar as gravações.
No projeto, desenvolvido pelo Pão Diário, há um site com vídeos, fotos, making off de todas as produções. í só acessar mitarory.org para conferir. Os recursos adquiridos com a venda dos DVD”s, serão destinados para a produção de mais projetos do Coral e para a reforma da escola municipal Mitã Rory. Os produtos podem ser adquiridos por meio do site.
Missão
A escola Mitã Rory é mantida pela Missão Evangélica Caiuá, que é uma agáncia missionária que trabalha na formação de grupos indígenas, por meio de institutos bíblicos de capacitação e escolas de ensino fundamental e médio.
Material exclusivo do grupo A Gazeta. Proibida a reprodução total ou parcial sem que sejam citadas as fontes.
2018-07-13 07:24:29