Raquel Fernandes/ Redação A Gazeta
A comunidade da Aldeia Taquapery encerrou a manifestação e liberou a MS 289, rodovia que liga Amambai a Cel. Sapucaia, neste sábado, 16, í s 13 horas. Desde quinta-feira, 14, cerca de 50 indígenas haviam fechado a rodovia em protesto contra o problema da falta de água, pelo qual a comunidade sofre há mais de dois anos.
De acordo como o Capitão da Aldeia Taquapery, Osvaldo Rodrigues, a comunidade encerrou a manifestação, após a chegada do coordenador do DSEI( Distrito Sanitário Especial Indígena) da da Sesai em MS, Fernando Souza e do coordenador da Funai, Elder Ribas. â??Eles ouviram nossas reivindicações e disseram que vão solucionar o problema da águaâ?, destacou o capitão.
Conforme relataram alguns moradores da Taquapery, na aldeia há dois poços que abastecem a comunidade, nas regiões da reserva conhecidas como Mangay e Cerro. Os indígenas solicitaram a troca da bomba de abastecimento dos poços e a adaptação da tensão de rede energética que deve ser realizada pela Energisa para o funcionamento das bombas.
â??Essas bombas não servem mais, não tem mais força para abastecer a aldeiaâ?, relatou uma moradora.
Além disso, a comunidade também reivindicou a perfuração de um terceiro poço na região do cerro, pois os dois existentes não tem fornecido água suficiente para abastecer toda a reserva.
Osvaldo acrescentou que o Coordenador Fernando combinou uma reunião nesta semana, com a equipe técnica do Dsei e com a Energisa, para encaminhar a resolução dos problemas.
2018-06-19 04:49:13